Vereador Naldo Lima propõe oferta de curso preparatório gratuito para candidatos ao seletivo de ACS e ACE, em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 13/10/2025 12h45, última modificação 13/10/2025 12h45 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
"Nossa proposta é alcançar as mulheres vítimas de violência doméstica e “mães solo” a se capacitarem para que possam ter mais chances de acesso a um emprego e, assim, sair da margem da pobreza, somando para o desenvolvimento de suas famílias”, defende o vereador.
Vereador Naldo Lima propõe oferta de curso preparatório gratuito para candidatos ao seletivo de ACS e ACE, em Parintins

Vereador Naldo Lima na Câmara Municipal de Parintins

Na manhã desta segunda-feira 13 de outubro, durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Parintins, o vereador Naldo Lima (Podemos) apresentou uma proposta à Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a disponibilização gratuita de curso preparatório para os cidadãos parintinenses de baixa renda que irão participar do seletivo de Agente Comunitário de Saúde (ACS)  e Agentes de Combate as Endemias (ACE), previsto para correr no Município de Parintins, no dia 09 de novembro de 2025, disponibilizando 289 vagas de contrato imediato, mais cadastro de reserva. 

O parlamentar defende que a proposta visa democratizar o acesso a vaga, destacando a oferta de igualdade de condições as pessoas que se inscreveram no certame, mas que enfrentam dificuldades de acesso a materiais e capacitação adequada. Pontuando ainda as diversas dificuldades, sejam de ordem econômica, social ou escolaridade. Na proposta também favorece os profissionais que já estão atuando na área, visto que entendem do funcionamento do ofício na prática, mas em alguns casos, desconhecem termos técnicos, ou novas resoluções da categoria. 

“Nosso objetivo é garantir acesso ao emprego e renda financeira digna a pais e mães de famílias carentes, principalmente, garantir que de forma igualitária, a oportunidade à muitos servidores que há anos atuam na área, a competir para permanecer com seus empregos garantidos. Da mesma forma nossa proposta é alcançar as mulheres vítimas de violência doméstica e “mães solo” a se capacitarem para que possam ter mais chances de acesso a um emprego e assim, sair da margem da pobreza, somando para o desenvolvimento de suas famílias”, defende o vereador.