Vereador Naldo Lima indica implantação de vigilância comunitária como alternativa de segurança em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 22/10/2025 14h10, última modificação 22/10/2025 14h10 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
"O monitoramento comunitário, é tido como uma alternativa de combate e até mesmo de investigação para determinados crimes, e já vem sendo utilizado em outros municípios com resultados positivos e diminuição considerável de furtos e violência nas ruas”.
Vereador Naldo Lima indica implantação de vigilância comunitária como alternativa de segurança em Parintins

Vereador Naldo Lima na Câmara Municipal de Parintins

O Vereador Naldo Lima (Podemos) sugeriu, através de indicação legislativa apresentada durante sessão da Câmara de Parintins, a implantação do sistema de vigilância comunitário com uso de câmeras nas ruas dos bairros com maior índice de violência. A proposta foi direcionada à Prefeitura Municipal de Parintins, junto ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, visando combater a violência nas ruas do município de Parintins. 

De acordo com o parlamentar, o objetivo é unir forças entre a sociedade e autoridades, aproveitando recursos disponíveis e acessíveis às famílias parintinenses. Combatendo desta forma, não apenas a violência, mas também outras situações que acabam colocando a vida do cidadão parintinense em perigo. Ele reforça que o mecanismo de monitoramento visa fortalecer a segurança, contribuindo para coibir atos de violência e vandalismo, auxiliando na prevenção de crimes e outros incidentes ilícitos. 

“Sabemos que em nossa cidade tem aumentado o índice de violência e que as famílias já não andam mais tranquilamente nas ruas como se faziam a há 20 anos, pois tem medo de serem surpreendidos por atos violentos. Hoje já não podemos mais deixar o portão de nossas residências destrancados, pois corremos o risco de ter nossos pertences furtados. Então precisamos com urgência de ações conjuntas e estruturadas pelos nossos órgãos de proteção, voltadas para essa questão, pois são uma série de situações que vem tirando o sossego de nossa população. E o monitoramento comunitário, é tido como uma alternativa de combate e até mesmo de investigação para determinados crimes, e já vem sendo utilizado em outros municípios com resultados positivos e diminuição considerável de furtos e violência nas ruas”.