Vereador Naldo Lima foi autor da proposta de implantação da Escola da Floresta em Parintins
Com o objetivo de fortalecer a educação ambiental entre os alunos da zona rural do município, o vereador Naldo Lima (PODE) solicitou, por meio da Indicação n° 1066/2024, que o Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, implante uma Escola Estadual da Floresta em Parintins. A Escola da Floresta integra o Programa Educa+Amazonas e simboliza a conexão entre ensino, tecnologia e sustentabilidade no interior do estado.
De acordo com o parlamentar, a implantação dessa escola pode ajudar a reduzir a desigualdade educacional nas áreas rurais e remotas do no município, oferecendo acesso a uma educação de qualidade para crianças e jovens. Promovendo também a conscientização sobre a importância da Amazônia e da biodiversidade, ensinando os alunos sobre ecossistemas, conservação e sustentabilidade.
Isso ajuda a formar uma geração mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente. Bem como incentiva a formação de liderança locais que podem atuar em suas comunidades, promovendo mudanças positivas e defendendo a conservação dos recursos naturais, como a fauna, a flora, o solo e recursos hídricos de forma socialmente justa e economicamente viável.
“Estamos buscando a conquista desse importante projeto que está sendo implantado pelo Governo do Amazonas no interior do Estado, para nosso município, onde se trabalha principalmente a questão da preservação, buscando valorizar a cultura e os conhecimentos repassados de pai para filhos, mas de forma sustentável. Isso faz com que nossas crianças entendam que o uso dos recursos naturais de forma responsável pode garantir a preservação das nossas riquezas e a conservação da floresta”, defende o vereador.