Vereador Naldo Lima destaca importância das campanhas Maio Laranja e Maio Amarelo

por Mayara Carneiro publicado 06/05/2025 11h44, última modificação 06/05/2025 11h44 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Naldo Lima reforça apoio às campanhas Maio Amarelo e Maio Laranja, voltadas à segurança no trânsito e à proteção de crianças e adolescentes.
Vereador Naldo Lima destaca importância das campanhas Maio Laranja e Maio Amarelo

Vereador Naldo Lima na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade parintinense e mobilizar todos os segmentos sociais, além dos poderes públicos municipal e estadual, o vereador Naldo Lima (Pode) destacou a importância de duas campanhas nacionais de conscientização. O “Maio Amarelo” trata da segurança no trânsito e reforça a responsabilidade individual e coletiva na prevenção de acidentes e na preservação de vidas. Já o “Maio Laranja” visa mobilizar a sociedade para a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. 

O Parlamentar justifica que, diante do elevado número de mortes e lesões no trânsito de Parintins, onde acaba afetando a saúde física e psicológica de muitas famílias, a segurança viária é uma temática que sempre está em evidencia na bancada da Câmara. “Essa é uma questão que estamos sempre debatendo aqui nesta casa. Eu, assim como os demais pares, procurei buscar medidas junto aos órgãos competentes, para que contribuam na redução de tantos acidentes, mas precisamos que a população também se conscientize e entenda que para termos um trânsito seguro, é preciso que cada cidadão dirija com responsabilidade”, explica. 

O vereador destaca ainda sobre outro importante fator debatido nesses movimentos, as lamentáveis ocorrências de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes em nossa cidade. Ele defende que o conhecimento e o combate a esses crimes precisam ser prevenidos. “O acesso à informação diante das campanhas de conscientização como palestras nas escolas, são cruciais para o autoconhecimento das crianças com seu corpo, bem como aos tipos de abusos, através da didática usadas por profissionais. Onde desenvolve a confiança e acaba sendo também um viés importante entre as vítimas e as autoridades”.