Vereador Naldo Lima cobra agilidade para emissão da Carteira de Identidade no Município

por Mayara Carneiro publicado 30/05/2025 12h21, última modificação 30/05/2025 12h21 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
A medida objetiva viabilizar a demanda pela população parintinense, que há meses aguarda para retirar o documento de identificação e não consegue.
Vereador Naldo Lima cobra agilidade para emissão da Carteira de Identidade no Município

Vereador Naldo Lima na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Com intuito de reduzir o tempo pela espera da emissão do Documento de Identidade, o vereador Naldo Lima (Podemos), apresentou na Sessão Ordinária de terça- feira (27), um requerimento destinado ao Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), solicitando o aumento de tempo limite no sistema e as vagas para a retirada de Carteira de Identidade para o município de Parintins. A medida objetiva viabilizar a demanda pela população parintinense, que há meses aguarda para retirar o documento de identificação e não consegue.

O parlamentar justifica que mesmo diante das ações realizadas pela Sejusc, no município, onde contribuiu significativamente com os parintinenses para sanar diversas demandas, incluindo a retirada de documentos, tem muita gente que ainda necessita do atendimento. Ressaltando sobre a importância da ampliação das vagas no sistema. Outro ponto questionado foi sobre a migração no agendamento on-line, contribuindo para exclusão das filas na unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), porém impossibilitou o acesso por uma parte da população que não tem facilidade de manuseio e nem acesso a internet de qualidade.

“Temos recebido constante reclamações sobre o agendamento no site. Sabemos que existem atendimentos prioritários agendados diretamente na unidade, incluindo moradores da zona rural, idosos e PCDs. Mas para o restante do público que necessita do agendamento no sistema, estão enfrentando dificuldade, pois a página custa abrir e quando abre já consta que não há mais vaga para o Município de Parintins. Então precisamos que os órgãos competentes busquem uma maneira de agilizar esse atendimento e torna-lo acessível a todos. Visto que o RG é um documento fundamental e a demora pela emissão pode prejudicar seriamente a vida dos cidadãos”, explica o vereador