Vereador Naldo Lima cobra agilidade nos agendamentos de exames e consultas médicas pelo SISREG

por Mayara Carneiro publicado 26/05/2025 11h08, última modificação 26/05/2025 11h08 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
Vereador Naldo Lima propõe ao Governo do Estado e à Prefeitura de Parintins medidas para agilizar agendamentos de exames e consultas na rede municipal de saúde.
Vereador Naldo Lima cobra agilidade nos agendamentos de exames e consultas médicas pelo SISREG

Vereador Naldo Lima na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Através de Indicação, o vereador Naldo Lima (Podemos) encaminhou pedido ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), junto à Prefeitura Municipal de Parintins, que realizem a implantação de ferramenta ou ações que possam dar celeridade nos agendamentos de exames clínicos, laboratoriais, de imagem e consultas médicas tanto na unidade do PAC quanto nas UBS’s do município de Parintins. A proposta foi protocolada na manhã desta segunda-feira (26 de maio), durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parintins. 

Segundo o parlamentar, a medida visa atender o questionamento de populares que sentem-se insatisfeitos diante da demora no agendamento para realização de exames, ao qual precisam esperar meses pelo atendimento no Sistema Público de Saúde. Justificando que em alguns casos os pacientes precisam recorrer aos laboratórios particulares, comprometendo muitas vezes a renda familiar dos munícipes. 

“Temos conhecimento referente à disponibilidade nos atendimentos com clínico geral, graças ao Programa Mais Médicos do Governo Federal. O que questionamos aqui, é a demora nos agendamentos para realização de exames específicos. Tendo em vista que muitos pacientes estão no aguardo de vagas para realizar agendamentos de exames clínicos e laboratoriais e consultas médicas para que possam passar por procedimentos cirúrgicos e dar continuidade em seus tratamentos de saúde”, pontua o vereador.     

Naldo Lima reitera sobre a necessidade um planejamento pelo poder público municipal e estadual que impulsione o ritmo na fila de espera. "Precisamos buscar políticas públicas inovadoras que contribua para a redução das desigualdades sociais, e principalmente que garantam dignidade nos atendimentos em saúde aos parintinenses", conclui o vereador.