Vereador Naldo Lima apresenta Projeto de Lei que institui a criação da Associação Numismática Parintinense

por Mayara Carneiro publicado 12/03/2024 11h25, última modificação 12/03/2024 11h25 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Naldo Lima justifica que o ato de colecionar moedas antigas sempre foi vista como um hobby, mas que atualmente esta ação é reconhecida como uma ciência com ponto de vista histórico, artístico e econômico.
Vereador Naldo Lima apresenta Projeto de Lei que institui a criação da Associação Numismática Parintinense

Vereador Naldo Lima na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Durante seu discurso, o vereador Naldo Lima (SD) submeteu para apreciação do legislativo municipal o Projeto de Lei intitulado “Sociedade Numismática Parintinense”. A proposta visa criar uma associação numismática, onde busca apoiar, preservar e incentivar o estudo de moedas, cédulas e medalhas antigas por colecionadores e sociedade em geral. Além de garantir espaço em eventos culturais no município. 

Naldo Lima justifica que o ato de colecionar moedas antigas sempre foi vista como um hobby, mas que atualmente esta ação é reconhecida como uma ciência com ponto de vista histórico, artístico e econômico. Uma vez que cada coleção traz representações, significados e valores de cada estampa para sua época. 

“Quero frisar a importância da cultura brasileira para enriquecimento da educação na nossa sociedade. Por esse motivo precisamos incentivar todo tipo de cultura, e a numismática não é diferente, pois acreditamos que através dela podemos estar levando conhecimento e instigando o resgate de parte de nossa história. Nosso município tem uma riqueza cultural gigantesca, então precisamos apoiar cada vez mais essas iniciativas”, explica o vereador. 

O parlamentar acrescenta que o objetivo é promover o colecionismo e o intercâmbio de conhecimento não só por colecionadores, mas por todos os parintinenses, sejam adultos, jovens e até mesmo crianças.