Vereador Naldo Lima apresenta PL para criação de programas de apoio e incentivo à Cultura em Parintins
Na manhã desta segunda-feira, 20 de outubro, durante sessão Plenária da Câmara Municipal de Parintins, o vereador Naldo Lima (Podemos) apresentou o Projeto de Lei denominado “Parintins: Artes em Cores e Movimentos”, com o propósito de instituir a valorização da Cultura, através de promoção e fomento a todas as categorias e modalidades expressas pelos parintinenses, com a criação de espaços culturais públicos permanentes para exposições, apresentações e feiras de arte local.
No texto do Projeto o parlamentar justifica que a proposta visa ampliar o acesso à produção artística e cultural parintinense, valorizando artistas visuais, dançarinos, músicos, artesãos, grafiteiros, poetas e demais expressões populares. Estimulando a economia criativa, a fortalecer a autoestima cultural da população e democratizar o acesso à arte em diferentes espaços da cidade.
“Nossa cidade é terra de artistas gigantes, e não me refiro somente aos artistas que trabalham nos galpões dos Bois Garantido e Caprichoso, que merecem todo nosso reconhecimento, mas falo também de todos as pessoas que se dedicam a expressar através de seu talento as inúmeras formas de se fazer arte. Temos o Liceu de artes Claudio Santoro, a Escolinha de Artes do Caprichoso, entre outros, onde disponibilizam cursos voltados aos segmentos artísticos, e nos eventos realizados pelas instituição percebemos grandes talentos, alunos com muito potencial. Mas que enfrentam barreiras, pois necessitam de um suporte e oportunidades ofertadas pelo município para demonstrarem suas habilidades, além dos muros das referidas escolas”, explica.
O vereador argumenta ainda sobre a importância da valorização artística, sendo ferramenta essencial para o desenvolvimento social das crianças e jovens parintinenses. Encubindo tais prerrogativas a Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Econômia Criativa (SECULT), justificando que o PL, contribuirá principalmente para reconhecimento, acesso e disponibilização de espaços e atividades voltados para a promoção e valorização dos agentes da área da cultura como um instrumento de entretenimento, emprego, renda e inclusão social.