Vereador Naldo Lima alerta à população sobre o perigo do uso de cerol nas pipas em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 23/08/2023 13h11, última modificação 23/08/2023 13h11 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O vereador reitera que o uso de cerol em linha de pipa é proibido por lei, e que a brincadeira deve ser realizada de forma responsável e segura.

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Naldo Lima (SD) chama atenção da população sobre os riscos da brincadeira de empinar pipa com cerol em vias públicas. Visto que tal brincadeira vem causando prejuízos e risco de acidente tanto para motociclista quanto para pedestres. 

Segundo o parlamentar, a utilização de cerol em linha de pipa é uma prática que vem causando preocupação a população em nossa cidade. Ele comenta que foi procurado por moradores que questionam sobre a brincadeira em lugares inapropriados e principalmente pela utilização de cerol (mistura cortante feita com cola e vidro picado) que já tem causado muitas vítimas com lesões superficiais e até mesmo levando a óbito, em nosso município. 

“Essa questão realmente nos preocupa, pois, empinar pipa é uma brincadeira tradicional que ao longo das gerações foi usada como uma atividade de lazer pela juventude. E hoje, causa desconforto e pânico na população. Precisamos alertar os pais, pois além do perigo do cerol, outra vilã ainda mais perigosa, também está sendo utilizada indevidamente, a linha chilena. Com um poder de corte quatro vezes maior do que o cerol, a linha chilena vem transformando a simples brincadeira de soltar pipa em um verdadeiro perigo”, explica.   

O vereador reitera que o uso de cerol em linha de pipa é proibido por lei, e que a brincadeira deve ser realizada de forma responsável e segura. “Esclarecemos que não somos contra a brincadeira, mas que esta seja realizada em locais apropriados que não ofereça perigo de morte e nem prejuízos materiais, sem ofertar risco e tão pouco tirar o sossego da população”, finaliza o edil.