Vereador Mateus destaca importância do Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares

por clely — publicado 27/10/2020 13h30, última modificação 27/10/2020 17h28 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Na Sessão Ordinária deste dia 27 de outubro, o Vereador Mateus Assayag (PL) destacou a importância da implantação do Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) nas comunidades rurais de Parintins. O projeto visa atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos no domicílio.

Dessa forma, Mateus apresentou uma Indicação à Prefeitura de Parintins no sentido de iniciar os trabalhos de construção de Melhorias Sanitárias Domiciliares nas Comunidades São Tomé do Rio Uaicurapá, Santo Antônio do Tracajá, Bom Socorro do Zé Açu, Vila Amazônia e Mocambo. Bem como complementou esse pedido, em Indicação ao Deputado Federal do Amazonas Marcelo Ramos (PL), para que disponibilize emenda parlamentar para a construção de Melhorias Sanitárias Domiciliares nas Comunidades Rurais São Tomé e Paraíso do Rio Uaicurapá.

O parlamentar também apresentou uma Moção de Aplausos e Parabenizações em homenagem ao primeiro ano de fundação da Associação de Zootecnistas do Amazonas (AZAM). De acordo com ele, a sociedade está conhecendo a importância da Associação para o desenvolvimento do setor agropecuário no Estado do Amazonas, em especial Parintins. “Hoje os associados constroem e lutam suas batalhas da base, ou seja, de sua terra e Zootecnistas de todo o Estado estão aderindo a estas causas”, comentou Mateus que é considerado pela AZAM um entusiasta e apoiador deste grupo.

Mateus Assayag também fez pedidos verbais para a Prefeitura de Parintins. Pediu agilidade na construção do Castelo D’água da Comunidade São Pedro do Paraíso do Rio Uaicurapá, ressaltando que o poço artesiano já está pronto. Cobrou a ida de um Eletricista nesta comunidade para mudar o sistema dos disjuntores da bomba do poço artesiano e pediu o conserto do grupo gerador da São Pedro do Paraíso.

Para a Comunidade São Tomé do Rio Uaicurapá, cobrou celeridade no envio das duas Caixas D’água disponibilizadas para esta localidade, pois o Castelo D’água está pronto e as famílias necessitam usufruir de água de qualidade. O mesmo pedido foi feito para a Comunidade São João do Jacu.

Para finalizar, solicitou da Prefeitura mais agilidade na disponibilização de telefones rurais para as Regiões do Uaicurapá e Mamurú. Segundo Mateus, as famílias dessas localidades estão com dificuldades de comunicação, principalmente para solicitar ambulancha.