Vereador Mateus Assayag solicita Sessão Especial para homenagear equipes de ACS e ACE

por Mayara Carneiro publicado 25/08/2023 13h35, última modificação 25/08/2023 14h12 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Júnior Preto

Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate à endemias (ACE) serão homenageados pela Câmara Municipal de Parintins. O pedido para uma Sessão Especial foi feito pelo vereador Mateus Assayag durante a sessão ordinária de terça-feira (22/08). A homenagem está marcada para o dia 4 de outubro, conforme o pedido do parlamentar.

Ao justificar sua solicitação, o vereador Mateus Assayag enfatiza que esses profissionais estão diretamente envolvidos com a vida social da comunidade. “Eles se destacam pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exercem. São eles que fazem o elo entre o sistema público de saúde e a nossa população, por isso merecem esse reconhecimento”, destaca.

Para cumprir com a promoção e prevenção de saúde da população, Mateus ressalta que o trabalho das equipes de ACS e ACE envolve esforços e estratégias em diversas situações do cotidiano. “Eles também se preocupam com o saneamento básico, destinação do lixo, condições de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, uso de drogas lícitas e ilícitas e muito mais. Isso tudo mostra o quanto são importantes no dia a dia”, defende.

Pelo quantitativo de profissionais que atuam no município, tanto na zona urbana como na zona rural, o parlamentar solicitou que a sessão seja realizada em um auditório externo ao plenário da Câmara Municipal, ainda a ser definido pela mesa diretora.