Vereador Mateus Assayag propõe PL para construção de novas rampas de acessibilidade em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 07/08/2023 14h20, última modificação 07/08/2023 14h20 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Luiz Eduardo

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 7 de agosto, o vereador Mateus Assayag enviou ao sistema da Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) que institui a obrigatoriedade da construção de rampas de acessibilidade nas vias públicas de Parintins. A propositura destaca que a Lei Brasileira assegura que todas as pessoas com deficiência (PcD) têm direito à inclusão social, podendo exercer a liberdade de ir e vir.

Paralelo ao Projeto de Lei proposto, Mateus Assayag também solicitou, por meio de Indicação, a fiscalização das rampas de acessibilidade e o cronograma de serviços para adequação das calçadas já existentes em Parintins. “Durante o recesso parlamentar, nas visitas domiciliares que fizemos, pudemos acompanhar a rotina de usuários de cadeiras de rodas e constatar as dificuldades do cotidiano. Diante disso, subimos hoje na tribuna para solicitar em nome desses parintinenses, a implantação de novas rampas de acessibilidade no município”, disse.

Trabalho no recesso parlamentar

Mateus Assayag também relembrou o trabalho realizado no recesso parlamentar. O vereador destacou que, embora as sessões ordinárias estivessem suspensas, os deveres como representante do povo não cessaram. “Foi um período intenso de trabalho, na zona urbana e rural do município, além de agendas importantes na capital do Estado, um momento para escutar os anseios da população e buscar os melhores caminhos para cada demanda recebida”, ressalta.

Dentre as ações e atividades realizadas no recesso parlamentar, Mateus Assayag destaca os seguintes:

Festival Folclórico de Parintins;
Aula Inaugural do Curso de Libras;
Semana Alusiva ao Dia Mundial do TDAH;
Conferência Municipal de Assitência Social;
Visita às regiões do Uaicurapá, Jacú e Jará,
Festa de Nossa Senhora do Carmo;
Entrega do selo arte para a Charcutaria SM;
Reunião com as Associações de Bairros;
Visita à sede do Governo do Estado;
Reunião na Caixa Econômica Federal;
Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s);
Visitas domiciliares aos idosos da cidade;
Capacitação da classe artística de Parintins;
Visita à região do Mamuru;
Curso de Urgência e Emergência para a Central de Resgate;
Ação “Nossa Melhor Idade em Dias”;
Marcha para Jesus 2023.

Festival do Mocambo

O vereador Mateus Assayag também enalteceu a realização do Festival Folclórico de Parintins 2023 e parabenizou os pássaros, quadrilhas e bumbás, em especial os campeões deste ano. A quadrilha Peti na Roça, o Pássaro Jaçanã e o Bumbá Touro Branco foram os vencedores desta edição, em apuração realizada nesta segunda-feira, dia 7 de agosto.