Vereador Mateus Assayag participa da certificação do Programa Saúde com Agente, voltado aos ACS e ACE

por Mayara Carneiro publicado 04/09/2023 14h02, última modificação 04/09/2023 14h02 Texto: Marcos Felipe - Assessoria Parlamentar / Foto: Márcio Costa
Mateus destaca que a capacitação dos agentes de saúde também é o reconhecimento por todo trabalho realizado por esses profissionais no cotidiano, nas residências das famílias parintinenses.

Nesta segunda-feira, dia 04 de setembro, o vereador Mateus Assayag participou da certificação do Programa Saúde com Agente, voltado aos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). A capacitação, na modalidade técnica, foi concluída por 138 profissionais parintinenses. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA).

Em seu discurso, o parlamentar parabenizou os agentes pela dedicação e o compromisso com os estudos. “É muito bonito observar o querer de cada um de vocês, a força de vontade de buscar novos conhecimentos para aplicar no trabalho diário em nossa cidade. Faço um pedido especial a cada um de vocês, continuem se aperfeiçoando, busquem novos cursos e não parem de investir na capacitação, pois é somente através da educação que podemos transformar nossas vidas”, disse.

O programa Saúde com Agente é a maior capacitação técnica na área da saúde do Brasil, realizado por meio da parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Prefeitura de Parintins, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Mateus Assayag destaca que a capacitação dos agentes de saúde também é o reconhecimento por todo trabalho realizado por esses profissionais no cotidiano, nas residências das famílias parintinenses. “São trabalhadores que têm uma importância fundamental na nossa sociedade, atuando com a prevenção e a promoção de saúde todos os dias. Tenho certeza que os atendimentos, na cidade e no interior, serão ainda melhores a partir de hoje”, enfatiza.

Na Câmara Municipal, o vereador Mateus Assayag apresentou indicação para realização de uma Sessão Especial dedicada aos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), que foi aprovada em sessão ordinária. A homenagem está marcada para o dia 4 de outubro.