Vereador Mateus Assayag destaca transformação do Palácio Cordovil em Museu Histórico de Parintins

por clely — publicado 22/06/2020 20h23, última modificação 22/06/2020 20h23 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria Parlamentar
“É mais uma obra importante que marca a história do município para que todos possam conhecer, tanto os próprios parintinenses, como os turistas e visitantes. Com certeza deixará um legado muito grande à nossa terra, principalmente para as novas gerações no sentido de conhecer a história da nossa cidade e do nosso Festival”, disse Assayag.

Um dos maiores patrimônios públicos do município de Parintins se tornará o Museu Histórico da Ilha Tupinambarana. Dessa forma, durante a 18ª Sessão Remota da Câmara Municipal o vereador Mateus Assayag (PL) destacou acompanhar neste dia 22 de junho o Prefeito Bi Garcia (DEM) durante a assinatura da ordem de serviço para a empresa vencedora executar a reforma e revitalização do Palácio Cordovil, o qual se transformará no Museu Histórico da cidade de Parintins e dos bois bumbás Caprichoso e Garantido.

Além de uma sala que preservará a história do Palácio Cordovil, com homenagens a todos os ex-prefeitos da Ilha Tupinambarana, terá outras salas que contarão a história da cidade e do Festival Folclórico, tanto por meio de peças físicas como por informações on-line. Mateus Assayag destaca que o espaço contará com um Centro de Informática para o visitante pesquisar em sites específicos sobre Parintins.

O parlamentar demonstrou satisfação por participar desse processo, haja vista lembrar que deixou o referido projeto em Licitação enquanto atuava como Secretário Municipal de Obras. Ele parabenizou o Prefeito de Parintins Bi Garcia e o ex-deputado federal Gedeão Amorim (MDB-AM) pela iniciativa de valorizar e resgatar o centro histórico de Parintins. “Esse Museu será mais um marco para a administração do Prefeito Bi, o qual também construiu a Praça Digital Cristo Redentor e ampliou e revitalizou o Mercado Municipal Leopoldo Neves”, comentou.

O Museu Histórico de Parintins reunirá um acervo de documentos, móveis e bens culturais sobre a história do município. Localizado na Praça Eduardo Ribeiro, Centro, o prédio denominado de Palácio Cordovil foi por vários anos a sede oficial da Prefeitura. O espaço tem esse nome em homenagem a José Pedro Cordovil, um dos organizadores da implantação da Vila que depois viria a ser denominada Parintins.