Vereador Mateus Assayag apresenta Projeto de Lei sobre educação no trânsito para escolas de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 12/09/2023 13h24, última modificação 12/09/2023 13h24 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O PL propõe a inclusão do conteúdo “Educação no Trânsito” nas salas de aula do ensino infantil e fundamental da rede municipal.

A preocupação com o crescimento nos índices de acidentes no trânsito de Parintins pautou o discurso do vereador Mateus Assayag nesta terça-feira, dia 12 de setembro, na Câmara Municipal. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei (PL) que torna obrigatória a inclusão do conteúdo “Educação no Trânsito” no plano pedagógico das unidades de ensino infantil e fundamental da rede municipal. A propositura, destinada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi aprovada pelo plenário durante a sessão ordinária.

O Projeto de Lei objetiva conscientizar crianças e adolescentes sobre a responsabilidade social no trânsito, reduzir as ocorrências de acidentes e violência na cidade e educar os futuros condutores da ilha. O conteúdo proposto, de acordo com o projeto, abrange os seguintes temas: Legislação de Trânsito; Prevenção de Acidentes; Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania, Direção Defensiva e Primeiros Socorros.

Na tribuna, Mateus Assayag comentou sobre os recentes acidentes registrados no trânsito de Parintins e destacou que a maioria ocorre por imprudência dos condutores. “Nos deparamos com motoristas embriagados, que desrespeitam as sinalizações, que deixam de utilizar o capacete. Precisamos mudar esse cenário e para isso é necessário investir esforços na base educacional, mostrar para nossas crianças que é fundamental zelarmos por nossas vidas no trânsito de Parintins”, destacou.

Na oportunidade, o parlamentar apresentou Indicação ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação do Amazonas, para a inclusão no Plano Pedagógico da rede estadual de ensino o conteúdo “Educação no trânsito”. Neste caso, o objetivo é abranger também os jovens que estão no ensino médio quanto à responsabilidade social no trânsito das cidades.