Prostituição de Mulheres na Orla da Francesa é pauta de reunião do Vereador Marcos da Luz

por clely — publicado 14/03/2019 16h45, última modificação 14/03/2019 16h54 Foto: Pedro Coelho
O Presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de Parintins, vereador Marcos da Luz (PRB), reuniu com a gestora do Centro de Saúde Dr. Todda, Luciane Mascarenhas, na manhã de quarta-feira (13), no Gabinete da Presidência da Câmara. A demanda foi apresentada pelo Movimento em Defesa da Francesa, relacionada com vulnerabilidade de mulheres na Francesa.

A prostituição de mulheres na Orla da Francesa não é novidade. O assunto é base de estudos e pesquisas científicas, como a dissertação de Mestrado de Cristiana Andrade Butel, intitulada “Prostituição de Mulheres em Áreas de Bar da Orla da Francesa – Parintins/AM (2000-2018)”, publicado pela UFAM, por meio do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Para tratar sobre o tema, o Presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de Parintins, vereador Marcos da Luz (PRB), reuniu com a gestora do Centro de Saúde Dr. Todda, Luciane Mascarenhas, na manhã de quarta-feira (13), no Gabinete da Presidência da Câmara. A demanda foi apresentada pelo Movimento em Defesa da Francesa, relacionada com vulnerabilidade de mulheres na Francesa.

Luciane Mascarenhas informou que o Centro de Saúde “Dr. Todda” vai realizar uma atividade de saúde especial destinada às profissionais do sexo que atual na orla da Francesa. A ação atende a orientação do Prefeito Bi Garcia, dentro da programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que realiza o Março Lilás - Campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, que tem como tema “Mulher: Avanços e Desafios – Os cuidados não podem parar!”. O atendimento será exclusivo para estas mulheres, no dia 18 de março (segunda-feira), no horário das 17:00 às 21:00 horas.

O secretário de saúde, enfermeiro Clerton Florêncio, vai disponibilizar todos os recursos e materiais para a atenção médica e de enfermagem, serviços de assistência social, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, odontologia e, ainda, o apoio dos acadêmicos de medicina da UFAM. Os acadêmicos vão realizar palestras e dar orientação sob os cuidados das mulheres. Serão realizados também testes rápidos, coleta de PCCU, teste de TB. O SENAC também estabeleceu parceria para realizar serviços de corte de cabelo e design de sobrancelhas.

Luciane Mascarenhas destacou e agradeceu a colaboração da Família “Lagartos Salgados”, que estão fazendo a busca ativa da população alvo. Os servidores do centro estão realizando coletas de roupas usadas e donativos para compor o “Kit Mulher”, que será distribuído para cada mulher participante da ação.