Vereador Maildson relata sua trajetória política e discorre sobre acumulação de cargos públicos

por clely — publicado 30/11/2020 15h40, última modificação 01/12/2020 07h40 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
Por duas vezes consecutivas, foi o vereador mais votado e também exerceu a função de presidente da Câmara de Vereadores nesta 17ª Legislatura no primeiro biênio.

Durante última sessão do mês de novembro, nesta segunda-feira (30/11), o vereador Maildson Fonseca (PSDB) iniciou seu pronunciamento em tom de despedida. “Estou me despedindo desta Casa. Nós ainda temos algumas sessões, mas, já estou com saudade dos funcionários, dos colegas, porque independente de ser Vereador, o respeito e a amizade permanecem. Acima de tudo, a admiração por todos aqueles que contribuíram. Eu peço que continuem se dedicando para que este Parlamento continue se engrandecendo”, declarou.

Maildson relatou sua trajetória política, em que, por duas vezes consecutivas, foi o vereador mais votado e também exerceu a função de presidente da Câmara de Vereadores nesta 17ª Legislatura no primeiro biênio. “Isso não me tornou melhor que ninguém. Tive que respeitar e a todo momento buscar parceria”, comentou ao falar sobre as atribuições de um vereador e os desafios na presidência, principalmente em um momento que o Parlamento passava por uma situação crítica, que nem se sabia o valor do repasse orçamentário à Casa.

Como tem como profissão a docência, o parlamentar discorreu ainda sobre a acumulação de cargos públicos das pessoas com mandato eletivo. “O Artigo 37 da Constituição é bem claro: o Vereador pode acumular a função de vereador e sua outra função, desde que não haja compatibilidade de horário. Eu precisei adequar a minha vida social de acordo com o que esse Parlamento tinha estabelecido. Como sou professor, posso fazer flexibilização do meu horário na instituição que eu trabalho”, pontuou.

O edil pautou sobre isto ao fim de seu discurso para alertar aos vereadores eleitos de que, caso exerçam outra função e não possam fazer a flexibilidade de horário de trabalho, terão que fazer uma opção, como ele que teve que se licenciar do cargo de professor pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc).