Vereador Julvan Medeiros propõe a Semana “Cultura Que Cuida” para apoiar a saúde mental de artistas e trabalhadores dos Bois Bumbás
Com o intuito que visa reconhecer e apoiar a saúde mental dos pilares do Festival Folclórico de Parintins, o vereador Julvan Medeiros (PSD) apresentou uma indicação na Câmara Municipal para a criação da Semana “Cultura Que Cuida”. A iniciativa, direcionada especificamente aos artistas e trabalhadores envolvidos com os bumbás Garantido e Caprichoso, busca oferecer um espaço de acolhimento e cuidado para aqueles que dedicam suas vidas à grandiosidade do festival.
A proposta surge da percepção de que a intensa pressão, as longas jornadas de trabalho, o estresse pré-festival e pós-festival, além da instabilidade financeira para muitos, podem ter um impacto significativo na saúde mental desses profissionais. A paixão que move o boi-bumbá, embora fundamental, não os isenta de desafios psicológicos.
A Semana “Cultura Que Cuida” idealizada pelo vereador pretende ser um período dedicado à conscientização, prevenção e promoção da saúde mental. A indicação sugere que a semana inclua uma série de atividades como: palestras, rodas de conversa e grupos de apoio, atendimento psicológico, oficina e distribuição de materiais informativos.
O vereador destaca a importância de desmistificar e quebrar o estigma em torno das questões de saúde mental, especialmente em um ambiente tão competitivo e de alta performance como o dos bois bumbá. “Nossos artistas e trabalhadores são a alma do festival. É fundamental que cuidemos de quem cuida da nossa cultura. A ‘Cultura Que Cuida’ é um reconhecimento de que a saúde mental é tão importante quanto a física para que eles continuem a nos presentear com sua arte”, finalizou o parlamentar.