Vereador Flávio Farias realiza audiência com Defesa Civil para tratar da enchente 2021

por Mayara Carneiro publicado 11/03/2021 21h10, última modificação 11/03/2021 21h09 Texto: Alex Eduardo - Assessoria Parlamentar
Segundo Farias, as áreas de vulnerabilidade e de grande impacto à enchente já foram mapeadas e as pessoas cadastradas.

O Vereador Flávio Farias (PSC) realizou uma audiência nesta quinta-feira (11) com o coordenador da Defesa Civil Samuel Luiz Reis para conhecer as ações de acompanhamento da cheia dos rios, em Parintins.

"Obtive informações de dados oficiais do Governo do Estado que estima que mais de 50 municípios do Amazonas serão atingidos pela cheia, incluindo Parintins, o que me gerou preocupação", disse o Vereador.

O Parlamentar foi informado pelo coordenador sobre o método de acompanhamento, como a leitura diária do posto fluviométrico registrador juntamente com a Capitania Marinha, em comparação à enchente de 2009 que é considerada a segunda maior.

“No dia de hoje foi registrado um volume do rio de -19 centímetros, ou seja, o volume do rio está subindo. Anteriormente já havia sido decretado Estado de atenção, agora prestes a decretar Estado de alerta para o nosso município”, afirmou Flávio.

Segundo Farias, as áreas de vulnerabilidade e de grande impacto à enchente já foram mapeadas e as pessoas cadastradas, através de um comitê de crise composto por todas as Secretarias Municipais, criado em 2017. São 16 mil famílias parintinenses que podem ser afetadas e que necessitam de atenção especial, principalmente pelo cenário da pandemia da covid-19 que vivemos.

“Amanhã estarei protocolando um requerimento formal, para obtermos todas as informações de planejamentos de ação. Estou atento para esse problema enfrentado por muito tempo pela nossa população, e realizarei algumas ações parlamentares em busca de amparo aos cidadãos de Parintins”, concluiu.