Vereador Flávio Farias faz balanço positivo de 2023; cultura, saúde e cidadania foram destaques

por Mayara Carneiro publicado 22/12/2023 10h54, última modificação 22/12/2023 10h54 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Parlamentar ficou entre os três vereadores que mais apresentaram Projetos de Lei este ano.

Foto: Simone Brandão

O vereador, Flávio Farias (PSC), apresentou um balanço das proposituras apresentadas durante o ano de 2023, na Câmara Municipal de Parintins. Ao todo, foram 17 Projetos de Lei, 03 Projetos de Resolução, 43 indicações, 04 Requerimentos; 03 Projetos de Decreto Legislativo; 03 Moções de Pesar; e 07 Ofícios de Gabinete.

Os destaques são paras as áreas da educação, cultura, saúde, e bem-estar social.

O vereador Flávio Farias ficou entre os três parlamentares que mais apresentou Projetos de Lei e encerra o ano de 2023 reafirmando o compromisso com a inovação e sensibilidade frente as demandas da comunidade parintinense.

“As nossas ações refletem não apenas a preocupação com setores fundamentais da sociedade, mas também a busca constante por soluções que promovam o desenvolvimento e o bem-estar da população de Parintins”, afirmou o parlamentar.

Educação: Escola Segura e Assistência aos Professores
No âmbito educacional, Flávio Farias apresentou o Projeto de Lei 09/2023 que institui o programa "Escola Segura". A proposta garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e funcionários das escolas da rede municipal de ensino, bem como prevenir a violência e outras formas de violação de direitos no ambiente escolar do município de Parintins.

Além disso, o vereador apresentou um Plano de Assistência Médica e Psicológica voltado especificamente para professores da rede pública municipal que enfrentam a Síndrome de Burnout. A doença se trata de um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, que acomete muitos educadores.

Cultura: Parintins Fest Bumbar e Banco de Ideias Legislativas
No cenário cultural, o destaque vai para o "Parintins Fest Bumbar", um festival folclórico fora de época – que dever ser realizado sempre no mês de outubro (data do aniversário da cidade). A proposta é movimentar a cidade, celebrando os bois Garantido e Caprichoso e suas tradições, além de movimentar a economia local, atraindo visitantes e investidores.

Saúde: Proteção à Mulher e Atenção Integral à Ansiedade
Na área da saúde, o vereador não poupou esforços ao criar a "Política de Proteção a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade", que visa atender, por meio da rede pública de saúde, mulheres em situações delicadas, incluindo o oferecimento de contraceptivos reversíveis de longa duração de Etonogestrel.

Além disso, foi apresentado o projeto de "Política Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Ansiedade" reforça o compromisso com a saúde mental da população.

Ações Cidadãs: Câmara Cidadã e Semana do Paradesporto
No âmbito social, Flávio Farias propôs a instituição do projeto "Câmara Cidadã", levando ações e cidadania aos bairros de Parintins.

Além disso, a "Semana do Paradesporto" se destaca como uma iniciativa inclusiva e esportiva, promovendo a integração e o desenvolvimento de atividades voltadas para pessoas com deficiência.

Entre as ações do vereador Flávio Farias também está a criação do "Banco de Ideias Legislativas" – por meio de Projeto de Resolução – que se trata de uma ferramenta que permite a participação direta da população na construção de propostas e políticas públicas.