Vereador Fernando Menezes solicita a contratação de médico hematologista para atuar no município de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 23/09/2025 11h17, última modificação 23/09/2025 11h17 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
A indicação foi encaminhada à Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), para que seja estudada a possibilidade de contratar um médico hematologista para atuar na rede municipal de saúde do município.
Vereador Fernando Menezes solicita a contratação de médico hematologista para atuar no município de Parintins

Vereador Fernando Menezes na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Na sessão ordinária do dia 23 de setembro de 2025, o vereador Fernando Menezes (Republicanos), realizou indicação solicitando a contratação de médico hematologista para atuar no município de Parintins.

A Hematologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao sangue, para detectar precocemente alterações no sangue que podem comprometer a saúde da população, como anemias crônicas, leucemias, linfomas, distúrbios de coagulação (hemofilia), tromboses, púrpuras e outras enfermidades graves.

Em Parintins, o Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen e o Hospital Padre Colombo realizam transfusões e atendimentos clínicos, mas não dispõem de um profissional hematologista fixo para acompanhamento e diagnóstico especializado. Dessa forma, muitos casos acabam sendo encaminhados à capital, o que retarda diagnósticos precoces para detectar alterações no sangue.

A contratação de um hematologista pela SEMSA permitirá:

- Atendimento direto à população sem a necessidade de deslocamentos;
- Diagnósticos mais rápidos e precisos;
- Apoio especializado ao corpo clínico já existente nos hospitais locais;
- Fortalecimento do futuro Hemonúcleo de Parintins, que está em fase de implantação em parceria com o HEMOAM;
- Redução de custos com Tratamento Fora do Domicílio (TFD), já que boa parte das demandas poderá ser resolvida no próprio município.

Portanto, a presença desse especialista é medida de urgência e relevância, permitindo o tratamento de cânceres de sangue que exigem acompanhamento contínuo e específico, ajustando o tratamento para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças hematológicas.