Vereador Fernando Menezes apresenta projeto solicitando a Criação do Programa Municipal de Prótese Dentária no Município de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 30/09/2025 13h54, última modificação 30/09/2025 13h54 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
O presente Projeto de Lei busca sanar essa necessidade por meio de um programa municipal que garanta atendimento gratuito.
Vereador Fernando Menezes apresenta projeto solicitando a Criação do Programa Municipal de Prótese Dentária no Município de Parintins

Vereador Fernando Menezes na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Na sessão do dia 30 de setembro de 2025, o vereador Fernando Menezes (Republicanos) apresentou o projeto de lei que solicita a criação do Programa Municipal de Prótese Dentária.

O Programa busca ofertar gratuitamente próteses dentárias às pessoas em situação de vulnerabilidade social que não possuam condições de arcar com o tratamento. O programa será coordenado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, que ficará responsável por identificar os beneficiários e realizar o encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas – CEO para execução dos procedimentos.

Quanto aos critérios para ter acesso ao benefício, o paciente deverá:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou comprovar situação de vulnerabilidade social;
- Ser residente no município;
- Passar por avaliação inicial em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e ser devidamente encaminhado ao CEO.

O programa compreenderá:
- Avaliação odontológica especializada no CEO;
- Confecção e adaptação de próteses dentárias parciais ou totais, conforme necessidade clínica do paciente;
- Orientações sobre uso, cuidados e manutenção da prótese.

As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas, se necessário. O Poder Executivo poderá firmar convênios e termos para ampliar a oferta do serviço.

A parceria com o CEO assegura que o tratamento seja feito por profissionais qualificados e dentro da estrutura já existente, otimizando recursos públicos e ampliando o acesso à saúde bucal para os mais necessitados.

A perda dentária compromete a mastigação, a estética, a autoestima e a qualidade de vida dos cidadãos, em virtude de muitos não terem condições de custear o tratamento dentário. O presente Projeto de Lei busca sanar essa necessidade por meio de um programa municipal que garanta atendimento gratuito.