Vereador Beto debate problema de racionamento de água em Parintins

por clely — publicado 20/10/2020 15h40, última modificação 20/10/2020 15h56
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Erick Siderval - Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Parintins sofre com o racionamento de água, na cidade e na zona rural, principalmente no período do verão quando o consumo aumenta e o sistema de fornecimento não supre a demanda, deixando centenas de famílias sem água em suas residências. Em busca de soluções para essa problemática o Vereador Pr. Beto Farias usou a tribuna da Câmara Municipal em seu discurso desta terça (20).

Segundo o parlamentar, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) não tem estrutura para expansão de rede, à medida em que a cidade cresce.  Hoje, mais de trinta mil pessoas ainda não tem água encanada em suas residências.

“O valor para reestruturar o sistema de água na cidade, a autarquia não tem condições de bancar, pelo alto índice de inadimplência dos consumidores. A solução será buscar emendas para modernizar e expandir a rede hidráulica no município”, Beto disse que em reunião com a diretoria da autarquia. Para ele, a busca de emendas de recursos será a solução para a falta de água em Parintins.

O parlamentar fez pedido aos colegas para que se unam e busquem recursos federais e estaduais para a expansão e modernização do SAAE. “É importante dizer que a expansão que é necessária não irá somente atender a cidade, mas também a população da zona rural, ajudando a produção rural que, muitas vezes, não se desenvolve por conta da falta de irrigação nas plantações. isso irá beneficiar os produtores familiares das nossas comunidades”, ponderou.

Beto agradeceu à diretoria do SAAE, que, na medida do possível, busca de forma rápida atender as demandas da população. “Quero agradecer ao diretor da autarquia, que com sensibilidade está organizando o sistema de água de Parintins”, finalizou.