Vereador Bertoldo Pontes solicita atendimentos da UBS Fluvial para três comunidades

por clely — publicado 14/10/2019 14h25, última modificação 15/10/2019 08h15
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Em seu pronunciamento, parabenizou ao Prefeito Frank Bi Garcia (PSDB) e o vice Tony Medeiros (PSD) pela inauguração da Unidade Básica de Saúde (USB) Fluvial "Lígia Loyola". Destacou que a UBS irá atender todas as comunidades ribeirinhas, equipada com vários consultórios médicos para atendimentos em todas as comunidades.

O vereador Bertoldo Pontes (PSL/AM), em seu discurso nessa segunda-feira (14/10), declarou-se, antes da votação, contra o Projeto de Lei da vereadora Nega Alencar (PSD). O referido projeto dispunha sobre o direito a meia passagem nos transportes fluviais, às mulheres grávidas, a partir da vigésima semana de gestação.

O vereador esclareceu sobre a gratuidade de passagem para criança de 0 a quatro (04) anos e policiais que viajem em serviço. Informou que pagam meia passagem de quatro (04) a nove (09) anos, de acordo com a Lei de nº 1074, de 01 de outubro de 2003, do capítulo transporte, artigo 40. O estatuto do idoso garante duas (02) vagas para as pessoas de idade igual ou superior a 60 anos nas embarcações, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos (comprovados).  Preenchido essas vagas os idosos que quiserem viajar pagam meia (1/2) passagem sem limite das vagas.

O vereador esclareceu também que as embarcações são empresas privadas, as quais não recebem nenhum apoio Municipal, Estadual ou Federal para o subsídio do diesel, principalmente. Em relação à compra do combustível, disse que tem um preço bastante elevado. Evidenciou ainda que a passagem está o mesmo valor há mais de dez (10) anos.

Com um requerimento verbal, solicitou da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para que a UBS fluvial possa atender as comunidades da Valéria, Itaboraí e Paraná de Baixo. Agradeceu a todos os atletas do campeonato de futebol Master “Amigos do Bertoldo Pontes" que ganharam de 3 a 1, com um golaço do próprio vereador Bertoldo Pontes.