Vereador Babá Tupinambá repudia exclusão de autistas na Policlínica Pe. Vittorio e cobra providências da Secretaria de Saúde

por Mayara Carneiro publicado 19/05/2025 14h15, última modificação 19/05/2025 14h15 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
O parlamentar também criticou a nota de esclarecimento emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, por não apresentar soluções concretas diante da denúncia.
Vereador Babá Tupinambá repudia exclusão de autistas na Policlínica Pe. Vittorio e cobra providências da Secretaria de Saúde

Vereador Babá Tupinambá na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Na 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parintins, o vereador Babá Tupinambá (PP) apresentou um requerimento à Secretaria Municipal de Saúde, após receber uma grave denúncia de mau atendimento na Policlínica Pe. Vittorio.

De acordo com o relato, os pais de uma criança autista buscaram atendimento na unidade para agendar uma consulta com um psicólogo. No entanto, ao apresentar o encaminhamento médico, a mãe da criança foi surpreendida com a informação, dada por uma atendente, de que os usuários do Instituto Autismo de Parintins (IAPIN) não teriam acesso aos serviços da instituição.

Babá Tupinambá repudiou com veemência a postura adotada pela funcionária e classificou o episódio como uma grave omissão do serviço público de saúde. O parlamentar também criticou a nota de esclarecimento emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, por não apresentar soluções concretas diante da denúncia.

O vereador destacou que a Policlínica Pe. Vittorio é credenciada como Centro Especializado em Reabilitação (CER) e, por isso, recebe recursos federais. Dessa forma, é obrigação da unidade prestar atendimento a todos os cidadãos, independentemente da origem do encaminhamento ou da instituição de origem, como é o caso do IAPIN.

Babá Tupinambá reforçou que negar esse atendimento é uma violação de direitos e uma afronta à política pública de inclusão. Ele cobrou providências imediatas da Secretaria de Saúde e reafirmou seu compromisso com a defesa das pessoas com deficiência, em especial das crianças autistas e suas famílias.