Vereador Alex Garcia solicita medidas preventivas em saúde pública com relação à Mpox (varíola dos macacos) em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 29/04/2025 10h49, última modificação 29/04/2025 10h49 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Alex Garcia encerrou o seu pronunciamento destacando que prevenir a varíola dos macacos é uma responsabilidade coletiva que envolve governos, instituições de saúde e a população.
Vereador Alex Garcia solicita medidas preventivas em saúde pública com relação à Mpox (varíola dos macacos) em Parintins

Vereador Alex Garcia na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

O parlamentar Alex Garcia (PSD) fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Parintins para apresentar importante indicação à Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam instalados painéis informativos no Porto e Aeroporto de Parintins, com orientações sobre a Mpox (varíola dos macacos), em razão do grande fluxo de  turistas nos eventos que antecedem e durante o festival de Parintins. 

O Festival Folclórico de Parintins atrai para a cidade milhares de visitantes de diversas regiões do Brasil e do mundo, aumentando significativamente a circulação de pessoas na cidade. 

Alex Garcia destacou que o evento tradicional do Garantido conhecido como "Alvorada" antecede o festival e atrai milhares de turistas para Parintins, assim como o "Boi de Rua" do Caprichoso. 

Neste cenário é necessário ações preventivas de saúde pública, a orientação adequada aos turistas e moradores, instalação de painéis informativos sobre a transmissão, sintomas e medidas de prevenção da Mpox (varíola dos macacos) é essencial. 

Essa estratégia preventiva tem o intuito de minimizar riscos de contágio e o comprometimento do Município de Parintins com a segurança e o bem-estar da população local e dos visitantes. 

Alex Garcia encerrou o seu pronunciamento destacando que prevenir a varíola dos macacos é uma responsabilidade coletiva que envolve governos, instituições de saúde e a população. A adoção de medidas preventivas eficazes não apenas protege a saúde pública, mas também contribui para um futuro mais seguro e saudável para todos.