Vereador Alex Garcia solicita a criação do Polo Municipal de Bioeconomia da Amazônia

por Mayara Carneiro publicado 26/05/2025 13h53, última modificação 26/05/2025 13h53 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
A presente indicação visa proporcionar a Parintins uma roda de desenvolvimento inteligente, alinhada as potências naturais e cultural da cidade.
Vereador Alex Garcia solicita a criação do Polo Municipal de Bioeconomia da Amazônia

Vereador Alex Garcia na Câmara Municipal de Parintins

Na 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Parintins, o Vereador Alex Garcia (PSD) apresentou importante indicação a Prefeitura Municipal de Parintins, o parlamentar propôs a criação do Polo Municipal de Bioeconomia da Amazônia, com foco na promoção de negócios sustentáveis, valorização dos ativos florestais e geração de renda para as comunidades tradicionais.

A cidade de Parintins, além do seu valor cultural inestimável no contexto amazônico, possui imenso potencial para se tornar referência em Bioeconomia, um setor que alia inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social.

A bioeconomia aproveita os recursos da floresta de forma sustentável e inteligente - com óleos essenciais, plantas medicinais, produtos alimentares, artesanato, biocosméticos e saberes tradicionais - transformando-os ativos de alto valor agregado em mercado garantido nacional e internacionalmente.

A presente indicação visa proporcionar a Parintins uma roda de desenvolvimento inteligente, alinhada as potências naturais e cultural da cidade. A proposta apresenta alguns objetivos:

* Criar o Polo Municipal de Bioeconomia da Amazônia com, sede própria, estrutura adequada e equipe técnica multidisciplinar;

* Estabelecer parcerias entre UFAM, SEBRAE, IDESAM, FAS, EMBRAPA e entidades internacionais voltados ao fomento em bioeconomia;

•Promover capacitação empreendedora para jovens,mulheres e comunidades tradicionais;

* Estimular o surgimento de startups amazônicas e cooperativas verdes, com apoio técnico e microcrédito;

* Implantar o selo "Feito na Floresta de Parintins", para agregar valor aos produtos locais;

* Integrar os negócios da bioeconomia ao turismo sustentável e cultural, ampliando o ciclo econômico local.

De acordo com Alex Garcia, " a implementação da bioeconomia em Parintins também oferece oportunidades para a educação ambiental e conscientização sobre práticas sustentáveis entre os cidadãos, estimulando o desenvolvimento sustentável".

Portanto a proposta será encaminhada a Prefeitura Municipal de Parintins para que sejam tomadas as devidas providências.