Vereador Alex Garcia propõe a campanha de conscientização 'Cinomose Mata' em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 14/03/2024 14h48, última modificação 14/03/2024 14h48 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Divulgação/Secom

Imagem da vacinação de um cão

A Cinomose é uma doença viral que afeta os cães, podendo resultar em óbito ou deixar sequelas graves nos animais. Diante desse cenário preocupante, o presidente da Câmara Municipal, Alex Garcia (PSD), solicitou à Prefeitura de Parintins a realização da campanha "Cinomose Mata". O objetivo principal é sensibilizar a população parintinense sobre a importância da vacinação de cães contra essa enfermidade.

A Cinomose é uma doença sistêmica que pode afetar diversos órgãos dos cães. Ela é altamente contagiosa e causada por um vírus, levando frequentemente à morte de filhotes e adultos caninos. Por esse motivo, a prevenção por meio da vacinação é fundamental para proteger os animais desse mal.

O parlamentar ressaltou que, no Brasil, apenas 1 em cada 5 cães é vacinado contra a cinomose anualmente. "É crucial entender como programas de vacinação em massa podem significativamente reduzir a incidência dessa doença. Portanto, é imprescindível promover uma campanha de conscientização ampla, visando alertar a população sobre a gravidade desse problema", enfatizou Alex Garcia.