Vereador Alex Garcia participou da sessão especial em homenagem aos artistas parintinenses que trabalham no carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

por Mayara Carneiro publicado 08/04/2025 11h35, última modificação 08/04/2025 11h35 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
O vereador Alex Garcia exaltou os artistas parintinenses conhecidos nacionalmente e internacionalmente pelo talento, criatividade e inovação artística.
Vereador Alex Garcia participou da sessão especial em homenagem aos artistas parintinenses que trabalham no carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

Vereador Alex Garcia na Câmara Municipal de Parintins

Na quarta Sessão Especial da Câmara Municipal de Parintins em homenagem aos artistas parintinenses que trabalham no carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo. o vereador Alex Garcia exaltou os artistas parintinenses conhecidos nacionalmente e internacionalmente pelo talento, criatividade e inovação artística.

O parlamentar discursou para prestar uma justa homenagem aos artistas parintinenses, filhos e filhas da ilha encantada, que não apenas representaram Parintins, mas com seu talento, enriquecem o carnaval com saberes únicos e estética própria.

Parintins é uma verdadeira escola de arte viva. Nossos artistas crescem aprendendo a trabalhar com o impossível, são autodidatas, e com a competição acirrada entre os bois Garantido e Caprichoso seus talentos são constantemente estimulados para inovação e o domínio técnico.

Esse intercâmbio que começou lá atrás com os saudosos artistas Jair Mendes e Juarez Lima, e perdurou com Ozeias, Glaucican, Wandir Santos.

Alex Garcia cita que "Jair Mendes e Juarez foram reconhecidos nacionalmente por sua atuação no Carnaval do Rio de Janeiro. Lembrados como mestres da arte de criar alegorias grandiosas, carregadas de emoção e detalhes"

Não podemos deixar de enaltecer o trabalho de Rossy Amoedo, que colaborou com diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, incluindo Beijar-Flor, Mangueira, Portela, Imperatriz, Vila Isabel, Grande Rio e União da Ilha.

Os artistas Euler Alfaia na Rosas de Ouro, que conquistou o título do Carnaval de São Paulo com o enredo "Rosas de Ouro em uma grande jogada", Nildo Costa na Viradouro, que em 2024 a escola Viradouro sagrou-se campeã no Rio de Janeiro e Kennedy Prata na Beija-Flor, que em 2025 contribuiu significativamente para o desfile da Beija-Flor.

Também gostaria de homenagear todas as mulheres em nome de Iris Barroso, que era aderecista, virou soldadora e hoje é artista de ponta, grande mestra da robótica. Em seu nome, presto minhas homenagens a todas as mulheres artistas parintinenses.

Portanto esses artistas não foram apenas mão de obra. Foram mente criativa, coração pulsante e alma vibrante das escolas. E, o mais bonito: mesmo longe de casa, nunca deixaram de falar de Parintins, de enaltecer sua origem e mostrar ao mundo somos uma potência cultural.