Vereador Alex Garcia participou da sessão especial em homenagem aos artistas parintinenses que trabalham no carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo
Na quarta Sessão Especial da Câmara Municipal de Parintins em homenagem aos artistas parintinenses que trabalham no carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo. o vereador Alex Garcia exaltou os artistas parintinenses conhecidos nacionalmente e internacionalmente pelo talento, criatividade e inovação artística.
O parlamentar discursou para prestar uma justa homenagem aos artistas parintinenses, filhos e filhas da ilha encantada, que não apenas representaram Parintins, mas com seu talento, enriquecem o carnaval com saberes únicos e estética própria.
Parintins é uma verdadeira escola de arte viva. Nossos artistas crescem aprendendo a trabalhar com o impossível, são autodidatas, e com a competição acirrada entre os bois Garantido e Caprichoso seus talentos são constantemente estimulados para inovação e o domínio técnico.
Esse intercâmbio que começou lá atrás com os saudosos artistas Jair Mendes e Juarez Lima, e perdurou com Ozeias, Glaucican, Wandir Santos.
Alex Garcia cita que "Jair Mendes e Juarez foram reconhecidos nacionalmente por sua atuação no Carnaval do Rio de Janeiro. Lembrados como mestres da arte de criar alegorias grandiosas, carregadas de emoção e detalhes"
Não podemos deixar de enaltecer o trabalho de Rossy Amoedo, que colaborou com diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, incluindo Beijar-Flor, Mangueira, Portela, Imperatriz, Vila Isabel, Grande Rio e União da Ilha.
Os artistas Euler Alfaia na Rosas de Ouro, que conquistou o título do Carnaval de São Paulo com o enredo "Rosas de Ouro em uma grande jogada", Nildo Costa na Viradouro, que em 2024 a escola Viradouro sagrou-se campeã no Rio de Janeiro e Kennedy Prata na Beija-Flor, que em 2025 contribuiu significativamente para o desfile da Beija-Flor.
Também gostaria de homenagear todas as mulheres em nome de Iris Barroso, que era aderecista, virou soldadora e hoje é artista de ponta, grande mestra da robótica. Em seu nome, presto minhas homenagens a todas as mulheres artistas parintinenses.
Portanto esses artistas não foram apenas mão de obra. Foram mente criativa, coração pulsante e alma vibrante das escolas. E, o mais bonito: mesmo longe de casa, nunca deixaram de falar de Parintins, de enaltecer sua origem e mostrar ao mundo somos uma potência cultural.