Vereador Afonso solicita do PAC a emissão de carteiras de identidade no Caburi

por Mayara Carneiro publicado 26/09/2023 11h34, última modificação 26/09/2023 11h34 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Segundo o parlamentar, a emissão de carteiras de identidade na zona rural é essencial para garantir que os moradores dessas áreas tenham igualdade de acesso a serviços, participação na vida cívica e proteção legal.

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (26), o vereador Afonso Rocha (UB) propôs 4 Indicações ao Poder Executivo Municipal e Secretarias competentes. Em sua primeira propositura, solicitou ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) que realize a emissão de carteiras de identidade no Distrito do Caburi.

“É direito de todos obter os serviços de cidadania, principalmente ter a identificação registrada em documento. Essa ação, certamente, beneficiará centenas de pessoas da nossa querida Agrovila do Caburi”, destacou.

Preocupado com o alto índice de acidentes no trânsito na cidade de Parintins, o parlamentar apresentou uma Indicação à Prefeitura Municipal de Parintins e à Empresa de Trânsito e transportes - EMTT, solicitando a pintura de sinalização de faixas de pedestre em frente à Escola Municipal Lila Maia.

Afonso ressaltou a importância da segurança dos estudantes e pedestres, especialmente dos estudantes, e afirmou que é dever do poder público tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança, prevenir acidentes.

“A pintura das faixas de pedestre em frente à escola é uma medida fundamental para garantir a segurança dos estudantes e pedestres que transitam pelas vias públicas da cidade”, enfatizou.

Outra propositura requerida pelo Edil, e aprovada por unanimidade pelos demais pares, refere-se à solicitação de limpeza no igarapé do Caburi. Tal demanda justifica-se devido período de estiagem dos rios de nossa região. Segundo Afonso, algumas árvores caíram na localidade e isso vem dificultando o acesso do tráfego de embarcações.

“É necessário que ocorra a limpeza de forma imediata de forma a beneficiar os moradores que trafegam por ali”, afirmou.

Finalizando seu discurso nesta manhã, o parlamentar discorreu sobre a importância em falar da saúde mental. Na ocasião, mencionou o compromisso da Casa Legislativa no tratamento da temática e propôs Indicação ao poder executivo municipal, junto à Secretaria Municipal de Saúde, para contratação de um Psicólogo para atuar na Unidade Básica de Saúde “Paulo Pereira”, localizada no bairro Santa Rita de Cássia.

“É uma medida que pode beneficiar tanto os indivíduos quanto o sistema de saúde como um todo. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e muitas pessoas enfrentam desafios emocionais e psicológicos que afetam sua qualidade de vida”, enfatizou.