Vereador Afonso apresenta requerimento em prol à Colônia São Joaquim e faz análise do primeiro semestre de 2019

por clely — publicado 19/06/2019 16h00, última modificação 19/06/2019 16h00
Colaboradores: Clely Ferreira – Assessoria de Imprensa da Câmara
Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Em forma de agradecimento, o Vereador Afonso Caburi (PTB) iniciou seu pronunciamento desta terça-feira, 18, engrandecendo o trabalho do Poder Legislativo neste primeiro semestre do ano de 2019, afirmando que a Câmara Municipal tem se empenhado em dar resposta positiva aos anseios da população.

“Vejo que esta Casa procura a cada dia estar mais próxima da população, procura desempenhar um bom papel no município de Parintins. Nesta última sessão deste primeiro semestre, agradecer o empenho e a dedicação de cada colega; seja vereador, seja assessor, seja funcionário, seja colaborador desta Casa”.

Afonso ressaltou a importância do trabalho em conjunto do Poder Legislativo e Poder Executivo, que resulta em aprovação de projetos importantes para o desenvolvimento do município. Tal qual a aprovação do Projeto de aquisição do terreno pertencente à COOPJUTA para construção de uma feira agropecuária e o Projeto de aquisição de terreno para a construção do CAPS AD, os quais o edil citou como forma de avaliar um trabalho de parceria que tem dado certo.

Na função de presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Direitos Humanos, o vereador levantou a problemática da exploração do trabalho infantil, assunto debatido pela Casa na semana passada durante Audiência Pública, no que ressaltou a preocupação com a realidade na zona rural e também no período do Festival de Parintins, oportunidades em que as crianças são colocadas em situação de exploração. Durante a audiência foram avaliadas metas e prioridades para que a municipalidade venha a tomar providências para proteger as crianças e adolescentes.

Como presidente da Comissão de Educação, esteve participando da Audiência Pública para debater uma política eficaz de Educação do Campo em Parintins, realizada no dia última sexta-feira, 14, no auditório do CESP-UEA, onde estiveram presentes diversos órgãos de competência da educação no município. No evento, houve debates em torno do assunto, no sentido de encontrar melhores caminhos e soluções para as problemáticas que atingem a educação do campo.

O parlamentar apresentou Requerimento em favor da Colônia São Joaquim, no Distrito do Caburi, solicitando da Prefeitura Municipal uma bomba d’água para a comunidade, no que justificou que o equipamento é necessário para a conclusão do serviço de abastecimento de água na localidade.

Preocupado com a situação do trânsito no município de Parintins, o edil manifestou seu repúdio à irresponsabilidade de condutores de veículos que não respeitam nenhum tipo de sinalização, causando acidentes, mutilações e até óbitos de pessoas inocentes. Ressaltou que o município tem se empenhado a fim de organizar e orientar a população, mas que a consciência deve ser pessoal. Finalizou, comunicando que a Câmara realizará uma audiência pública para discutir e buscar soluções eficientes para a problemática após o recesso parlamentar.