Tião Teixeira vai propor Audiência Pública para discutir Educação do Campo em Parintins

por clely — publicado 13/03/2019 10h09, última modificação 13/03/2019 10h09 Texto: Gerlean Brasil / Foto: pedro Coelho
Mobilizar instituições públicas, entidades, organizações populares e comunidades rurais para se engajarem pela efetivação de uma Educação do Campo em Parintins. É com esse objetivo que o vereador Tião Teixeira (PTB) se comprometeu em solicitar à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parintins a realização de audiência pública para tratar do tema.

Na sessão desta terça-feira, 12 de março, o parlamentar ressaltou a importância do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas Paulo Freire – Fopinecap, constituído no dia 24 de outubro de 2017, durante a V Semana de Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Campus Parintins.

Em pronunciamento, Tião Teixeira afirmou já ter participado de encontros do Fopinecap nas comunidades Santo Antônio do Rio Tracajá e São João Batista do Jacú – Rio Uaicurapá, onde membros de movimentos sociais, de organizações, de instituições e de entidades públicas discutiram a realidade da educação do campo em Parintins.

Foi no último fórum promovido no dia 09 de março, em São João do Jacú, que Tião Teixeira assumiu o compromisso de propor a audiência pública, em forma de requerimento na Casa Legislativa, com a finalidade de debater a efetivação da política de educação do campo. O vereador destacou o envolvimento de professores universitários, acadêmicos e lideranças comunitárias no Fopinecap.

Tião Teixeira mencionou o comprometimento de professores da Ufam, em especial Maria Eliane, e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Simone Silva, do funcionário do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Wanderley Holanda, além dos docentes e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), entre outros colaboradores do fórum.

Órgãos envolvidos: Grupo Ambiental Natureza Viva (Granav), Associação das Casas Familiares Rurais (Arcaf-Amazonas), Idam, Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp) da UEA, Icsez da Ufam, Ifam, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema), Consócio de Produtores Sateré-Mawé, Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), Comunidades Rurais do Município de Parintins, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Parintins (STTR), Conselho Municipal de Educação de Parintins e Conselho Municipal da Alimentação Escolar.

A criação do fórum está enraizada no processo histórico de mobilizações, de articulações e de movimentos de diferentes sujeitos coletivos que atuam em Parintins pela efetivação da Educação do Campo desde a década de 1990. Encontros, reuniões, debates, eventos, criação de projetos e seminários têm marcado esse processo que culmina com a criação do Fopinecap.