Tião Teixeira rebate opositora e afirma que comunidades de várzea tem água de rio tratada

por clely — publicado 27/10/2020 21h55, última modificação 28/10/2020 07h56
“Talvez seja uma única pessoa que não saiba que existe esse programa efetivado nas comunidades ribeirinhas. É um projeto da Funasa que melhorou a qualidade de água consumida pelos nossos irmãos”, explicou.

“Eu me sinto no dever de não concordar com muitas coisas que ela (vereadora opositora) aqui fala. Essa questão da água, isso não é verdade. Esta Casa Legislativa trabalhou um projeto que é executado nas comunidades rurais. É o tratamento de água do rio pelo sistema Salta-Z”. Foi nesse tom que o vereador Tião Teixeira (DEM) esclareceu sobre uma informação infundada sobre falta de água na área de várzea, na sessão desta terça-feira (27).
Em pronunciamento, o parlamentar ressaltou que a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z) é uma tecnologia criada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e se tornou realidade no município, a partir de convênio conquistado pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Parintins, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias nas 36 comunidades ribeirinhas.
Tião Teixeira enfatizou que tem acompanhado e fiscalizado o trabalho realizado pela Prefeitura de Parintins desde o recebimento das unidades Salta-Z, em evento no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus, há cerca de dois anos. “Talvez seja uma única pessoa que não saiba que existe esse programa efetivado nas comunidades ribeirinhas. É um projeto da Funasa que melhorou a qualidade de água consumida pelos nossos irmãos”, explicou.
De acordo com o vereador, só não sabe sobre o programa Salta-Z quem não vive nem conhece a realidade do povo da zona rural de Parintins. “Eu sou caboclo lá do Boto e já tomei muita água de aningal. O trabalho desta Casa Legislativa, através de 10 vereadores que conhecem o sofrimento do homem do campo, tem se destacado, porque faz toda a diferença. São 36 comunidades de várzea que serão beneficiadas com Salta-Z”, pontuou.
Conforme Tião Teixeira, as unidades Salta-Z chegaram a Parintins por meio de convênio com a Funasa e com a Defesa Civil do Amazonas para o serviço de tratamento de água de rio em todas as comunidades ribeirinhas do município. “Comunidades como Santa Rita do Boto, sem acesso de água no verão, Borralho, Divino Espírito Santo do Paraná do Meio (onde a vereadora disse não ter água tratada), já têm Salta-Z em funcionamento”, frisou.