Tião Teixeira cobra água no jirau e recuperação de trecho de estrada na Gleba Vila Amazônia
Três proposituras de autoria do vereador Tião Teixeira (DEM) foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas ao Poder Executivo, durante a sessão da Câmara Municipal de Parintins nesta segunda-feira (05). O parlamentar pediu celeridade a Prefeitura de Parintins para a implantação do Programa Água no Jirau nas comunidades rurais São Sebastião do Mato Grosso – Núcleo Brasil e Irmãos Coragem, no Projeto de Assentamento Gleba Vila Amazônia.
O vereador também reivindicou a recuperação de 150 metros da estrada que liga a comunidade do Bom Socorro do Zé Açú à Colônia Santa Fé. Ao direcionar requerimentos ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tião Teixeira justificou que ouviu o clamor de famílias, em visita constante nas comunidades. Já o requerimento voltado à recuperação de estrada é endereçado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
O vice-presidente da Câmara Municipal de Parintins afirmou que luta desde 2017 para a ampliação da rede hidráulica à comunidade São Sebastião do Mato Grosso – Núcleo Brasil, em compromisso assumido com mais de 20 famílias, em nome da trabalhadora rural, Marlete Brasil. O vereador informou que o Programa Água no Jirau vai chegar à área rural, a partir do aumento da capacidade do sistema de abastecimento da comunidade São João do Mato Grosso.
Tião Teixeira verificou também a necessidade de mais de 20 famílias da comunidade Irmãos Coragem, onde as dificuldades são extremas no período do verão e a situação se torna agravante quando a fonte de água de igarapé fica suja, devido a lama de piçarra em dias chuvosos ou por conta de fezes de animais silvestres. O vereador solicitou a destinação de caixa d’água de cinco mil litros para São Sebastião do Mato Grosso – Núcleo Brasil e Irmãos Coragem.
Como presidente da Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais, o parlamentar ponderou sobre os transtornos aos condutores de veículos na estrada comprometida por erosão no Zé Açú. O vereador explicou que esse trecho, a partir do final do calçamento da comunidade Bom Socorro, serve para o escoamento da produção rural das colônias do Quebrão, Santa Fé, Vista Alegre, Toledo Pizza, Nova Esperança, Boa Esperança e Brasil Roça