Telo Pinto tece críticas ao Governo Estadual pelo atraso de obras e cobra mais ações

por Mayara Carneiro publicado 24/02/2025 21h21, última modificação 24/02/2025 21h21 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
Ao finalizar o discurso, também expressou gratidão a todos que contribuíram para seu retorno ao Legislativo, sua reeleição para o terceiro mandato. Enfatizou que é o testemunho da confiança que o depositam.
Telo Pinto tece críticas ao Governo Estadual pelo atraso de obras e cobra mais ações

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Em primeiro discurso na tribuna, na sessão plenária desta segunda-feira, 24 de fevereiro, o vereador Telo Pinto (Avante) fez críticas ao Governo do Estado do Amazonas, como demora em obras e falta de respostas a algumas necessidades do município. Iniciou a pauta sobre o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que acontece a passos lentos e tem causado vários transtornos, devido valas abertas nas ruas, com o questionamento da utilização de recursos já aprovados pelo Senado Federal.

Em seguida, pontuou a reforma do aeroporto Júlio Belém, com recursos de quase onze milhões de reais. “Pouco se vê do investimento, a não ser uma guarita e pintura”, frisou.

Sobre o tema, enfatizou a gritante necessidade por recapeamento asfáltico da pista do aeroporto. Declarou que é uma demanda antiga e recorrente na tribuna da Casa Legislativa. Ressaltou a incapacidade financeira do município para arcar com os custos, estimado em mais de dez milhões de reais. Na ocasião, fez um apelo ao gestor do Estado para que deixe de lado disputas políticas, foque nas necessidades reais e coopere de forma efetiva com Parintins.

Referente à saúde, afirmou que o repasse é insuficiente, mediante a demanda. Comparou valores repassados para o Hospital Jofre Cohen (R$ 600.0000,00) e Hospital Padre Colombo (R$ 2.400.000,00) mensais, com crítica à proporção da diferença e destaque às dificuldades do município para manter o hospital e unidades de saúde com recursos limitados. Solicitou ao Governo do Estado que considere a melhoria do repasse financeiro, com reforço do pedido para que a população não seja penalizada por motivo de pleitos eleitorais.

O parlamentar apresentou Moção de Pesar pelo falecimento de seu amigo Norberto Beltrão, conhecido como Cobel, com manifestação de condolências aos familiares e reconhecimento de seu legado, ao falar sobre sua dedicação na luta pela melhoria da infraestrutura da região. “Foi o Cobel, juntamente com outros moradores do Caburi, que abriram o primeiro pico para fazer ligação do Caburi com o Mocambo. Há pouco tempo atrás, quando ele pôde ir ao Caburi, estava muito feliz, até muito emocionado, por conta de estar se construindo a estrada”, declarou.

Sobre o dia da conquista do voto feminino no Brasil, registrou sua comemoração nas redes sociais, com evidências aos avanços que esse direito representa para as mulheres brasileiras. Também agradeceu ao Senador da República Plínio Valério (PSDB) pela doação da cartilha do vereador e exemplares da Constituição Federal aos membros do Parlamento Municipal.

Ao finalizar o discurso, também expressou gratidão a todos que contribuíram para seu retorno ao Legislativo, sua reeleição para o terceiro mandato. Enfatizou que é o testemunho da confiança que o depositam. Reafirmou seu compromisso com o progresso e bem-estar da cidade, em continuar sendo a voz de cada um e lutar pelas prioridades das zonas urbana e rural.