Setor Primário: Vereador Telo Pinto relata agenda em Manaus

por Mayara Carneiro publicado 14/03/2023 16h36, última modificação 14/03/2023 16h36 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Por fim, anunciou visita do governador Wilson Lima (UB) a Parintins, na próxima sexta-feira e no sábado. O vereador declarou que vai reforçar o pleito para instalação da Unidade Avançada da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) bem como do Centro de Nefrologia.

O vereador Telo Pinto (PSDB) foi a Manaus, semana passada, para reunir com lideranças políticas e Secretarias do Governo do Estado a fim de tratar assuntos de interesse da municipalidade. Na sessão ordinária desta terça-feira, 14 de março, o parlamentar expôs as reuniões na área do Setor Primário, da qual é militante. 

Na Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR), participou de reunião com órgãos vinculados à Pasta – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). Como vereador e presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) levantou várias vertentes agropecuárias. 

Na ocasião, inclusive, cogitou-se a realização de um Fórum. Telo mencionou que já existe diálogo entre instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Parintins e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a fim de estabelecer quais são as culturas agrícolas que Parintins produz para poder potencializá-las. 

Outros pontos que pautou no encontro referem-se ao licenciamento ambiental e titulação definitiva de terrenos. Ele apontou como verdadeiros obstáculos, principalmente para aquisição de financiamentos. Disse que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) liberou uma série na Gleba de Vila Amazônia e que o mesmo deveria ser feito na área do Estado – nas regiões de Caburi, Mocambo e Tracajá. 

Mais uma vez, declarou que Parintins ainda não produz nem para o consumo interno e defendeu o aproveitamento de mão de obra local. Usou alguns exemplos, entre eles, a questão do Matadouro em que mais de 75% dos animais abatidos vem de fora, do Estado do Pará, traçando comparativo entre os animais e ressaltando a necessidade de melhoramento Genético. “Basta apenas vontade política para estabelecer um Centro de Reprodução Animal para bovinos e bubalinos em Parintins”, argumentou. 

Na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), relatou conversa com a diretora-presidente, Michelle Macedo Bessa. Na reunião, solicitou investimentos na agricultura familiar. 

Por fim, anunciou visita do governador Wilson Lima (UB) a Parintins, na próxima sexta-feira e no sábado. O vereador declarou que vai reforçar o pleito para instalação da Unidade Avançada da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) bem como do Centro de Nefrologia, protocolados em Indicação na sessão de ontem.