Sessão Ordinária do dia 24 de julho de 2018

por Kamily Pantoja — publicado 25/07/2018 13h20, última modificação 25/07/2018 13h27

A sessão do dia de hoje, 24 de julho, foi iniciada com o discurso do presidente da Câmara, Maildson Fonseca (PSDB), que utilizou a tribuna para requerer da mesa diretora da CMP, uma sessão especial no dia 26 de setembro de 2018 uma homenagem ao dia do surdo no município de Parintins. O vereador argumentou dizendo a importância da homenagem. "É necessário homenagear essas pessoas que apresentam tal deficiência, pois elas são seres humanos e desde o Império já tem seus direitos reconhecidos, portanto quem somos nós para sermos contra a algo que já vem tramitando de forma positiva", ressaltou Maildson.

Já o parlamentar Cabo Linhares (Patriota) foi a tribuna para demonstrar-se preocupado quanto  ao aumento de tráfico de drogas na comunidade de Vila Amazônia, no qual o parlamentar apresentou um relatório onde é visto um grande indice de denúncias de que chegam ao posto policial. Segundo os moradores e assentados da Gleba, a estrada tem sido rota de tráfico de substâncias entorpecentes em veículos que trafegam à noite. Outra denúncia é que uma caminhonete jamais vista nessa localidade, estava transportando um isopor e dentro tinha tabletes semelhantes de maconha prensada. Linhares vai apresentar o relatório as autoridades e aguardar providências.

Outro parlamentar que demonstrou preocupação quanto a crimes e delitos, foi a Vereadora Vanessa Gonçalves (PROS), que demonstrou total repúdio a crimes cibernéticos que ocorreram contra pessoas públicas do município de Parintins, mas também se diz agradecida a polícia do Estado, que trabalhou para desvendar os autores dos perfis fakes. A parlamentar aproveitou e solicitou moção de aplausos aos envolvidos na solução do crime, no qual obteve aprovação por unanimidade.

O vereador do Partido da República, Renei Mocambo, aproveitou seu tempo na tribuna para comentar sobre as próximas eleições e questionar descumprimento das promessas feitas em campanhas por antigos candidatos. O parlamentar disse estar cansado de escutar as mesmas promessas. "Vale ressaltar que muitos pré-candidatos já estão fazendo campanhas. E o questionamento, qual seria o discurso dessa vez dos nossos candidatos que irão visitar o Mocambo, Caburi e todas as comunidades para pedir voto novamente?" enfatizou Renei.

Durante o discurso do vereador Tião Teixeira (PTB), o assunto destaque foi o encaminhamento de uma sugestão à Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Parintins, para a realização de palestras mensais nas escolas e comunidades rurais do município de Parintins quanto às normas básicas de segurança na navegação. A indicação tem por objetivo proporcionar mais segurança aos condutores das diversas embarcações que navegam próximas a ilha.

Valorizando o esporte no município, o vereador Bertoldo Pontes (PSL), parabenizou os atletas que foram para Manaus representar o município de Parintins nos Jogos Escolares do Amazonas, em especial aos atletas Graziela Fonseca e Caio Rodrigues, pois esses desportistas foram campeões em Manaus e conseguiram medalha de ouro. Outro assunto debatido pelo parlamentar foi a solicitação da reforma do campo Cláudio Navarro, situado na Vila Amazônia, uma vez que se encontra em péssimas condições. "Hoje eu peço para nosso secretário Mateus Assayag dê uma olhada com carinho, pois não custa reformar aquelas arquibancadas", enfatizou o vereador.

Por fim, o Vereador Afonso Caburi (PTB), fez referência aos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Educação neste mês de julho, segundo relatório apresentado ao seu gabinete pelo secretário João Costa. Dentre elas está aplicação de um simulado de língua portuguesa e matemática aos alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a convocação dos profissionais da educação classificados no Processo Seletivo para atuar na Várzea.