Sessão em homenagem aos donos, ex-presidentes e velha guarda do Boi Caprichoso emociona presentes

por Mayara Carneiro publicado 28/06/2023 09h51, última modificação 28/06/2023 09h51 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Alexandre Vieira
A sessão terminou com uma grande festa no salão do auditório que foi transformado no curral do Boi Caprichoso e os presentes dançaram e cantaram as toadas do Touro Negro da América.

Na manhã de terça-feira, 27, a Câmara Municipal de Parintins realizou sessão especial no auditório Dom Arcangelo Cerqua em homenagem às figuras ilustres que já passaram pelo Boi Caprichoso, uma propositura do vice-presidente da casa Babá Tupinambá.

Sessão especial teve a mesa composta pelos vereadores Alex Garcia presidente da casa, Naldo Lima e Massilon Cursino, Márcia Baranda representada pelo ex-vereador Ray Cardoso, o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado Marcos Apolo, além dos homenageados Acinelson Vieira, Dodó Carvalho, Ray Viana, Waldineia Cid, Maria Luiza Gonzaga, Odinea Andrade e o atual presidente Jender Lobato.

O vereador Babá Tupinambá fala da alegria que é poder homenagear pessoas que já passaram pelo Touro Negro. “A gente fica muito feliz de ser o vereador autor da propositura, essa ideia é desde o meu primeiro ano só que a gente foi deixando passar, veio o momento certo. Graças a Deus esse é o ano que eu homenageei os donos do boi, velha guarda, os ex-presidentes e o presidente atual.  É uma satisfação muito grande poder ver pessoas que não víamos há muito tempo, estamos aqui pra isso, hoje o Caprichoso é sentimento. Lembro-me quando eu estava na arquibancada e eu desci e aí hoje o meu grande homenageado como ex-presidente é Dodozinho Carvalho, foi ele quem me colocou dentro do boi fazendo parte como empurrador de alegorias e de lá pra cá eu vim numa crescente passando por todos os seguimentos do boi até ser presidente, isso ai é como todos os presidentes, atual e ex falam que é uma emoção muito grande, uma coisa que a gente sempre quer algum dia, quem é torcedor apaixonado sabe. Ser presidente do boi é se doar por inteiro por um propósito e eu tive essa felicidade de poder está celebrando hoje essa grande sessão especial, deixar e fazer com que as pessoas leiam e saibam quem são realmente os donos, velha-guarda e ex-presidentes do nosso Boi Caprichoso”.

Para o ex-presidente tricampeão Ray Viana, a alegria do reconhecimento aquece o coração azulado. “É um prazer está aqui numa reunião dessas, quando se trata de boi bumbá em especial o meu Caprichoso que eu sempre torci por ele além do mais fui presidente durante 5 vezes, 90, 92, 94, 95 e 96. E dessas 5 vezes conseguimos o título para o nosso boi, um tricampeonato inédito que é o único tricampeonato que o boi tem, foi na minha administração que além de honrar a minha pessoa honra também o nosso Boi Caprichoso, que tem se dedicado através dos seus presidentes para ser realmente o boi campeão, isso é muito importante para todos nós para o festival e cultura brasileira”.

Dodó Carvalho o maior homenageado da sessão por ser quem levou o vereador Babá Tupinambá para fazer parte do bumbá. “Eu me sinto muito agradecido e honrado com uma homenagem dessa homenagem da nossa história, do vereador Babá e a Câmara Municipal de Parintins presta a essas pessoas que deram a luta, que lutaram pelo engrandecimento do festival, então, o Caprichoso vem numa atitude de vã guarda. Presta sua homenagem a todos os ex-donos e ex-presidentes que puderam fazer pelo nosso festival. O festival para nós representa um tripé social, cultural e econômico é a nossa principal âncora de desenvolvimento para Parintins, muito justo que a câmara municipal preste essa homenagem”.