Saúde: Vereador Telo Pinto propõe nova UBS Fluvial para atendimentos na zona rural
Mais uma pauta em atenção à zona rural é apresentada pelo vereador Telo Pinto (Avante). Em Indicação protocolada na sessão plenária de segunda-feira, 28 de julho, direcionada à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sugere que a avaliação, com urgência, a viabilidade de aquisição e implantação de mais uma Unidade de Saúde Básica Fluvial (UBSF).
O objetivo é a ampliação da cobertura dos serviços de saúde nas comunidades rurais e ribeirinhas. “Precisamos ter essa atenção especial pela zona rural, que é a que mais precisa do apoio do poder público, para fortalecer a atenção primária. Embora já tenhamos uma UBS Fluvial, ela não supre totalmente a demanda, que é crescente por atendimentos médicos, odontológicos, de vacina, exames e de ações preventivas, principalmente em locais de difícil acesso”, argumentou.
Defende que mais uma UBS Fluvial vai equacionar gastos com deslocamentos, além de promover equidade de acesso aos serviços pontuados. “É necessário que o município de Parintins tenha outra UBS. Imagina: agora, estão cheios os rios, as áreas de várzea um pouco complicadas de chegar, porque está quase praticamente todas alagadas. Existem comunidades de terra firme que não dispõem de UBS. Ao invés de fazer atendimento nas comunidades polo, poderia direcionar a UBS para comunidades menores”, completa.
O parlamentar ainda requereu, em outra Indicação, à deputada estadual Mayra Dias (Avante) que destine emenda parlamentar para a instalação de campo iluminado na comunidade Nossa Senhora de Fátima (mais conhecida como Fluminense). “Atualmente, as atividades esportivas e comunitárias são limitadas no período noturno, por falta de iluminação, o que compromete a segurança e a utilização plena do espaço”, expõe no documento.
Em seu discurso, o parlamentar parabenizou a Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Parintins (Apalepin) pela realização da “Marcha para Jesus”, no domingo, 27 de julho. Frisou que o evento está no calendário do município, e isso passou pela Casa Legislativa, a pedido do ex-vereador Carlos Augusto. Pontuou que a Marcha conta com apoio da Prefeitura de Parintins, congratulou pastores, líderes evangélicos e todos os envolvidos.