Saúde: Vereador Telo homenageia ACSs e debate sobre situação do Padre Colombo

por Mayara Carneiro publicado 04/10/2021 12h42, última modificação 04/10/2021 12h42 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Levantou assunto em torno da situação do Hospital Padre Colombo. Na abordagem do tema, declarou para não colocarem a Diocese contra Prefeitura e vice-versa, com “falas irresponsáveis” e para que “mentiras não ecoem”.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é personagem essencial na atenção primária à saúde, com a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Em reconhecimento a esses profissionais, na data de hoje, 04 de outubro, dia em que se celebra seu dia em âmbito nacional, o vereador Telo Pinto (PSDB) requereu na tribuna Moção de Aplausos e Parabenizações pelo trabalho desempenhado. 

Referente à área da Saúde, levantou assunto em torno da situação do Hospital Padre Colombo. Na abordagem do tema, declarou para não colocarem a Diocese contra Prefeitura e vice-versa, com “falas irresponsáveis” e para que “mentiras não ecoem”. Em elucidação sobre a relação entre as instituições, elencou contratos. 

Relatou que, na legislatura passada, participou de diversas reuniões, onde buscava-se entendimento sobre recursos recebidos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Governo do Estado, para que não houvesse intervenção, como aconteceu. Ciente das dificuldades colocou-se à disposição para formação de possível Comissão Especial em busca de “melhor caminho para gerar saúde de qualidade”. 

O legislador, que exerce a função de Presidente da Comissão do Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais na Casa Legislativa, é Presidente da Associação de Pecuaristas de Parintins (APP). Sobre a Associação, falou de reunião que aconteceu no domingo, 03 de outubro, com a finalidade de traçar assuntos referentes à realização de mais uma Expopin e para elaborarem a programação. 

Em seu discurso, também destacou ações voltadas ao Dia do Idoso. Primeiramente, pontuou atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth). Em seguida, relacionada a do Boi Garantido, homenagem feita em nome da Velha Guarda do Bumbá. Parabenizou a organização de ambos os eventos.