Salta-Z e Escolas para Várzea são primeiras proposituras do vereador Telo Pinto

por Mayara Carneiro publicado 23/02/2021 13h15, última modificação 01/03/2021 06h51 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Fotos: Pedro Coelho
O edil pautou suas proposituras nas áreas de Saneamento e Educação.

Quem inaugurou os discursos da 1ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Parintins nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, foi o vereador Telo Pinto (PSDB). O edil pautou suas proposituras nas áreas de Saneamento e Educação.

Na Indicação 001/2021, requereu à Prefeitura reforma de escolas da área de várzea, bem como construção de escolas nas comunidades que ainda não possuem educandário nesse território do município. Telo defende que os comunitários possam ser alfabetizados onde vivem, não só para fortalecer o vínculo às suas localidades, mas, devido à dificuldade de locomoção para outros espaços em determinados locais.

Em seguida, apresentou a Indicação 002/2021. O documento trata sobre a implantação da tecnologia Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z) junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e foi direcionado à Prefeitura de Parintins e Governo do Estado do Amazonas.

As solicitações já haviam sido apresentadas pelo parlamentar na legislatura passada. Ele reforçou pedido para essa nova gestão e apresentou ainda Moção de Pesar à família Gonçalves, pelo falecimento de Enéas Gonçalves.

Por fim, homenageou Paulinho Faria, que faleceu ontem, também vítima da Covid-19. Telo elencou feitos de Paulinho no Festival Folclórico e cultura parintinense, principalmente em seu amado boi Garantido. Declarou orgulho de poder homenageá-lo em vida na Universidade do Folclore, enquanto esteve presidente da associação. Fechou seu discurso de forma emocionada, ao declamar a toada Despedida.