Reconhecimento: Câmara homenageia Professores e Pedagogos responsáveis pelo programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio”

por Mayara Carneiro publicado 27/10/2021 16h16, última modificação 27/10/2021 16h16 Texto: Mayara Carneiro e Clely Ferreira - Assessoria da CMP/ Foto: Simone Brandão
Todos os Professores, Professoras, Pedagogos e Pedagogas que participaram da construção e realização do programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio” receberão, individualmente, Moção de Aplausos e Parabenizações pelo sucesso do programa.

Em meio ao medo e insegurança, mediante um inimigo invisível e pouco conhecido pela ciência, uma equipe comprometida com a Educação atuou com excelência para levar conhecimento aos alunos da Rede de Ensino Municipal de Parintins. Para tal, usou como instrumento um meio de comunicação popular e acessível: o rádio. 

Pelas ondas sonoras, ou até mesmo no balanço de embarcações para entrega de apostilas, o conteúdo era repassado aos estudantes. Como forma de reconhecimento pela dedicação em comandar aulas remotas, a Câmara Municipal de Parintins realizou neste dia 27 de outubro uma Sessão Especial em homenagem aos Professores e Pedagogos responsáveis pelo programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio”. A solenidade foi requerida pelo Vereador Telo Pinto (PSDB). 

Conduzida pela Presidente da Câmara em Exercício Vanessa Gonçalves (PP), a solenidade também contou com a participação das Vereadoras Brena Dianná (PSD) e Márcia Baranda (MDB); do Prefeito Municipal em Exercício, Rondinelle Viana; do Coordenador Regional da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), João Ribeiro Costa; do Secretário Municipal de Educação, Azamor Pessoa; da Gerente Especial de Ensino e Apoio Técnico Pedagógico, Maria Walda Maciel; da Coordenadora do programa “Aprendendo em casa nas ondas do Rádio”, Carla Joseane Maciel Alves; bem como Professores e Pedagogos da rede municipal de ensino e funcionários da SEMED. 

“Educação é nossa base. Falar de educação é falar de amor, porque só faz, de verdade, quem tem amor à profissão. Vocês, no momento de pandemia, um momento difícil que todo o mundo passava se reinventaram, criaram um programa de rádio e levaram educação aos nossos irmãos da cidade e do interior, o que vocês fizeram dignifica cada um de vocês e nos motiva a estar aqui nessa Tribuna e a lutar para que a gente gere, cada vez, mais políticas públicas de eficiência e qualidade para dar suporte a todos vocês. Parabéns!”, discursou, emocionado, o autor da propositura, vereador Telo Pinto. 

Rosimere Barbosa representou os Professores e Professoras que participaram da construção e realização do programa e destacou o sentimento de gratidão neste caminhar. “Somos trabalhadores imprescindíveis na condução de vida e de sonhos. Ao abrir novas janelas virtuais para atender as demandas da educação em tempos de isolamento social, vimos o quão a escola é importante e que os professores são insubstituíveis”, frisou. 

De acordo com Carla Joseane, foram apresentadas 524 aulas desde o dia 14 de abril de 2020 à 28 de agosto de 2021, com a produção de 08 apostilas idealizadas pelos professores protagonistas do programa. Desta forma, 12 mil e 35 estudantes foram atendidos, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. “Gratidão a Deus pela nossa saúde e sabedoria, por nos dar forças nos momentos difíceis”, disse. 

Maria Walda Maciel comentou sobre o processo de incerteza, preocupação e de indefinição de como dar continuidade as atividades pedagógicas. Emocionada, frisou que o momento é significativo para reconhecer a importância dessa ferramenta pedagógica que surgiu para minimizar os prejuízos referentes à suspensão das aulas presenciais no município, por causa da pandemia. 

Para Vanessa Gonçalves, Presidente da Câmara em Exercício, com compromisso, responsabilidade e amor à profissão, os professores fizeram a diferença no momento crítico de pandemia. “E continuam desempenhando um papel fundamental durante o retorno das aulas presenciais. Sintonizados em todos os cantos da cidade e zona rural, regaram a semente da sabedoria e reafirmaram a importância do conhecimento para a humanidade. Por isso, meu muito obrigada, que Deus abençoe e cuide de cada um de vocês”, destacou. 

O Secretário Municipal de Educação, Azamor Pessoa, enalteceu que o programa surgiu pensando nas dificuldades impostas pelo período pandêmico e no direito à educação, sendo elaborado e executado de forma interdisciplinar. Azamor agradeceu a colaboração das rádios nessa empreitada de formato interativo e classificou os Professores, Professoras e Pedagogos de "guerreiros", os quais se tornaram grandes heróis na vida de milhares de estudantes e de pessoas que acompanhavam as aulas. 

Todos os Professores, Professoras, Pedagogos e Pedagogas que participaram da construção e realização do programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio” receberão, individualmente, Moção de Aplausos e Parabenizações pelo sucesso do programa.