Proteção da infância: Vereadora Márcia Baranda solicita ações de capacitação para prevenir a adultização de crianças

por Mayara Carneiro publicado 19/08/2025 12h39, última modificação 19/08/2025 12h39 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Muitas crianças estão sendo tratadas como adultas antes do tempo, expostas a comportamentos e conteúdos que não combinam com a idade delas. Isso atrapalha o crescimento saudável, afeta a autoestima.

A vereadora Márcia Baranda (União Brasil) apresentou uma indicação à Prefeitura Municipal de Parintins solicitando campanhas educativas sobre os riscos da adultização infantil na rede de educação municipal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e espaços comunitários.

Nos últimos dias, a exploração de crianças na internet gerou um intenso debate no Brasil após um vídeo feito pelo influenciador Felipe Brassanim Pereira, o Felca, viralizar nas redes sociais.

O conteúdo, que já ultrapassa 35 milhões de visualizações no YouTube, trouxe à tona um termo que se tornou centro das discussões — a adultização — e mobilizou parlamentares, de diferentes espectros políticos, para acelerar a tramitação de projetos de lei para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.

Muitas crianças estão sendo tratadas como adultas antes do tempo, expostas a comportamentos e conteúdos que não combinam com a idade delas. Isso atrapalha o crescimento saudável, afeta a autoestima e pode aumentar os riscos de abusos, ansiedade e outros problemas emocionais.

A proposta pede que sejam feitas ações nas escolas, nos postos de saúde e em espaços comunitários, envolvendo alunos, pais, responsáveis, professores e moradores.

A ideia é promover palestras, rodas de conversa, oficinas com temas voltados à infância e atividades lúdicas para estimular o diálogo e a proteção das crianças. A campanha deve contar com o apoio de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e membros do Conselho Tutelar.

“Precisamos cuidar das nossas crianças do jeito certo, sem pular etapas. Esse é o nosso papel como sociedade.” destacou a Vereadora Márcia Baranda.