Projeto UBUNTU é apresentado na Câmara de Parintins

por clely — publicado 15/03/2019 13h42, última modificação 15/03/2019 13h42 Foto: Pedro Coelho
Na manhã de quarta-feira (13), o musicista compareceu à Câmara Municipal, onde reuniu com o Presidente da Comissão de Cultura, vereador Marcos da Luz (PRB), e a vereadora Vanessa Gonçalves (PROS), integrante da Comissão, para expor sobre o projeto. A ideia é fortalecer a "Cultura Bumbá" e Células das "Matrizes Rítmicas Amazônicas", delineado pelo o tema “Tríade – como forma de expressão étnica musical, ou seja, trabalha a identificação da criatividade musical amazônica”.

Compartilhar bens e valores culturais, aliado à capacidade humana de reconhecer beleza nos gestos simples da vida. Este é um dos fundamentos da filosofia africana Ubuntu. Em Parintins, organiza-se um projeto com essa diretriz, sob a organização músico Cícero Antônio da Silva - o Projeto Ubuntu.

Assim como o samba identifica o Rio de Janeiro, o Axé a Bahia, queremos também registrar, consolidar e proteger as toadas de boi bumbá como identificação cultural do Amazonas. Pela relevância do projeto, a Comissão de Cultura da Casa Legislativa vai atuar na criação de uma agenda para tratar do assunto, o que envolve a propositura de Audiência Pública com objetivo de construir a Política Pública, com programas, projetos e atividades de fortalecimento cultural.