Projeto de Lei que institui política e energia solar em edificações públicas de Parintins é proposto por Márcia Baranda

por Mayara Carneiro publicado 09/08/2023 10h11, última modificação 09/08/2023 10h11 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Luiz Eduardo
A vereadora fica na expectativa para a promoção de uma matriz energética mais limpa e sustentável em Parintins.

A Vereadora Márcia Baranda (MDB) apresentou, durante a sessão da Câmara Municipal de Parintins realizada na terça-feira (08/08), um Projeto de Lei que visa instituir a Política Municipal de Incentivo à Implantação de Energia Solar nas Edificações Públicas do município.

O projeto, que propõe a utilização de coletores ou painéis solares para a produção de energia elétrica (fotovoltaica), tem como objetivo principal contribuir para a redução das emissões de poluentes e gases de efeito estufa, além de diversificar a matriz energética do município. A proposta também busca promover a geração de empregos e alternativas de formação profissional na área, enquanto melhora a qualidade de vida e o meio ambiente local.

Segundo a vereadora, "a implantação da Política Municipal de Energia Solar é crucial para o desenvolvimento sustentável de Parintins, permitindo a proteção ambiental, a geração de emprego e a produção de energia limpa para o nosso município".

O projeto prevê que o sistema de energia solar seja instalado em edificações públicas municipais, como escolas e prédios administrativos, após a realização de estudo de viabilidade técnica e econômica. Além disso, propõe a criação de um Comitê de Energia Renovável, que será responsável por elaborar estudos e políticas públicas para incentivar o uso da energia solar.

A vereadora ressaltou a importância da proposta em relação à sustentabilidade e ao desenvolvimento do município, afirmando que "é o momento certo e oportuno de levantarmos a bandeira que proteja nossa Amazônia para a geração atual e futura" disse Márcia Baranda.