Projeto de Lei para incentivar arborização urbana em Parintins é apresentado por Márcia Baranda

por Mayara Carneiro publicado 03/10/2023 09h27, última modificação 03/10/2023 09h27 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A vereadora Márcia Baranda ressalta que a arborização urbana não apenas contribui para o bem-estar dos cidadãos, mas também é fundamental para a saúde do meio ambiente.

Durante a última sessão da Câmara Municipal de Parintins, realizada nesta segunda-feira (02/10), a vereadora Márcia Baranda (MDB) apresentou um Projeto de Lei que visa instituir o "Programa Municipal de Arborização Urbana". A proposta tem como objetivo central desenvolver ações voltadas para a gestão, implantação e conservação de áreas verdes na cidade, visando a ampliação da cobertura vegetal urbana.

A importância da arborização urbana é destacada no projeto, que enfatiza seu papel na melhoria da qualidade do clima local, na filtragem de ruídos e no controle da umidade. Além disso, a vereadora ressalta que Parintins faz parte do Bioma Amazônico e contribui para o equilíbrio climático da região, sendo vital que a cidade também promova a arborização como parte de sua responsabilidade ambiental.

"O projeto propõe a distribuição de espécies de mudas nativas mais adequadas para o plantio urbano, bem como a realização de ações educativas, preventivas, de plantio, manejo e conservação de áreas verdes. Entre os objetivos do programa estão a gestão do patrimônio verde, o acompanhamento técnico do plantio e poda de árvores, a conscientização da população sobre a importância das áreas verdes urbanas e o apoio a iniciativas voluntárias de plantio em diversos espaços da cidade", enfatizou a vereadora durante a leitura da proposta.

A vereadora Márcia Baranda ressalta que a arborização urbana não apenas contribui para o bem-estar dos cidadãos, mas também é fundamental para a saúde do meio ambiente.

O projeto de lei, caso regulamentado pelo Poder Executivo Municipal, terá suas despesas serão incluídas no orçamento e suplementadas, se necessário. A vereadora espera contar com o apoio dos colegas parlamentares para aprovar essa iniciativa em prol do meio ambiente e da qualidade de vida em Parintins.