Programa Mente Saudável: projeto de lei proposto por Márcia Baranda visa cuidar da Saúde Mental Pós-Covid em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 03/08/2023 10h18, última modificação 03/08/2023 10h18 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
De acordo com a proposta, os pacientes que necessitarem de cuidados serão encaminhados para avaliação e diagnóstico, e, em seguida, direcionados para a unidade de saúde mais próxima de seu domicílio.

Durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parintins, realizada na terça-feira (01/08), a vereadora Márcia Baranda (MDB) apresentou um projeto de lei com o objetivo de criar o Programa Mente Saudável, voltado para promover a saúde mental e o tratamento de pessoas que enfrentam transtornos emocionais decorrentes da pandemia de Covid-19 no município.

O programa tem como foco garantir o acesso à assistência em saúde mental para indivíduos que apresentem transtornos de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, pânico, tendências suicidas e/ou outros transtornos mentais ou sofrimentos psíquicos, em decorrência dos impactos causados pela pandemia.

De acordo com a proposta, os pacientes que necessitarem de cuidados serão encaminhados para avaliação e diagnóstico, e, em seguida, direcionados para a unidade de saúde mais próxima de seu domicílio, onde poderão participar do Programa Mente Saudável para promover a Saúde Mental Pós-Covid.

No projeto, é destacado que a equipe do programa será composta por profissionais especializados em saúde mental, incluindo psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais, visando oferecer um atendimento multidisciplinar e integral aos pacientes.

"Essa proposição legislativa trata de um tema delicado, mas muito necessário para toda a nossa sociedade: a saúde mental. O período da pandemia foi terrível, e as sequelas emocionais ainda são sentidas por muitos. Por isso, propomos esse programa para cuidar da saúde mental pós-Covid em Parintins, oferecendo acolhimento, acompanhamento e tratamento adequado para quem precisa", destacou a vereadora Márcia Baranda em sua justificativa.

O programa, que será gratuito, poderá ser oferecido tanto de forma presencial como por meio de plataforma virtual com acesso via internet, buscando ampliar o alcance do atendimento e facilitar o acesso dos beneficiários.

A proposta será submetida à análise e discussão pelos demais vereadores, com a expectativa de contar com o apoio dos colegas para a aprovação do projeto, que visa atender e cuidar da saúde mental dos cidadãos parintinenses.