Presidente da Câmara de Parintins avalia resultados da Prefeitura e da Casa Legislativa

por clely — publicado 18/02/2020 21h55, última modificação 20/02/2020 12h28 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
Pontos do discurso do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), em Sessão de abertura do quarto período da 17ª legislatura foram retomados pelo presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), na primeira sessão ordinária de 2020. “É um ano promissor”, replicou, em análise de três anos da atual gestão municipal.

O legislador informou que técnicos da Gol Linhas Aéreas já começam a operação Festival, declarou que outras companhias aéreas podem vir fazer voos regulares no município, elencou melhorias que foram e estão sendo feitas no Aeroporto. Listou a intervenção municipal para reabertura do Porto de Parintins, que é outra via de acesso local e, ainda, a aquisição de dois carros para representação de Parintins em Manaus.

O edil enalteceu ações executadas e investimentos a serem aplicados, por meio de emendas impositivas da Assembleia Estadual, Câmara de Deputados Federais e senadores, bem como recursos do governo do Amazonas e próprios da Prefeitura. Alertou quanto aos ataques na tentativa de “macular” o trabalho tanto do Executivo como da Casa Legislativa.

“Esta Casa tem contribuído e muito para o avanço da nossa cidade. Temos inúmeros exemplos de quase todos os vereadores que buscaram realmente recursos, investimento para suas regiões. Cada um de nós buscou emendas para a cidade de Parintins”, frisou.

Como um dos exemplos de seu trabalho, citou a implantação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z). Levar água potável para melhorar a qualidade de vida dos moradores de comunidades rurais por meio desse sistema é a intenção do parlamentar, que buscou incansavelmente e, hoje, já se concretiza.

“Nós temos que virar a página do hipoclorito e da pedra hume na água”, pontuou. O sistema já foi instalado em quatro localidades. São Sebastião do Boto, Divino Espírito Santo do Paraná do Meio, Deus do Itaboraí do Meio e Menino Deus do Paraná de Parintins já dispõem da tecnologia e já está sendo feita a montagem da estrutura em outras comunidades.

A Câmara Municipal de Parintins está na terceira posição do ranking do controle interno entre as Câmaras do Estado e no ranking da Transparência ocupa a quinta posição. Com agradecimento, Telo parabenizou todos os servidores, em particular da Controladoria, Licitação, setor de Informática, Contabilidade e Recursos Humanos, pelo zelo e cuidado “para que a Câmara sempre atinja patamares superiores”, ao exaltar esses resultados.

O vereador finalizou seu discurso com solicitação à Mesa Diretora da Casa para realização de Sessão Especial em homenagem ao aniversário de 100 anos de nascimento de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, a ser realizada no dia 20 de Março de 2020. A propositura foi aprovada por unanimidade.