Presidente da Câmara de Parintins avalia Audiências Públicas realizadas na Casa Legislativa

por clely — publicado 18/06/2019 14h40, última modificação 18/06/2019 14h40 Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
Na semana passada, a Câmara Municipal de Parintins realizou duas Audiências Públicas, pautadas na tribuna nessa segunda-feira (17) pelo seu presidente, vereador Telo Pinto (PSDB). Na quarta-feira (12), em alusão ao Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil, de sua propositura, e outra sobre Educação no Campo, na sexta-feira (14), de autoria do vereador Tião Teixeira (PTB).

Durante a Sessão Extraordinária voltada à exploração do Trabalho Infanto-Juvenil vários assuntos correlatos foram debatidos. Dentre eles, a criação do Comitê Multissetorial, o qual vai ser instituído por meio Projeto de Lei, que deve tramitar na Casa Legislativa. “Nós vamos trabalhar ativamente para que essa Lei seja realmente homologada”, afirmou.

Outra proposta foi a criação do Projeto “Meu Primeiro Emprego”, “para que adolescentes e jovens tenham uma base de um trabalho, assistido, no comércio local”. O projeto também constará na Lei.

Foram ainda apresentados os trabalhos que vêm sendo feito para proteger as crianças e adolescentes. Com isto, Telo parabenizou as ações sob comando da Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) Zeila Cardoso.

“A Semasth tem dado bons frutos, bons exemplos, apoiando vários programas importantíssimos, como é o próprio Proerd, o Pelotão Mirim, apoiando, sobremaneira o Conselho Tutelar nas ações. Ou seja, é uma secretaria que funciona de fato e faz um grande trabalho social em Parintins”, elogiou.

A audiência pública sobre Educação aconteceu nas dependências da UEA. Entre os pontos de reflexão estava como fazer e melhorar o sistema educacional. “Essas audiências foram muito proveitosas, participativas. Eu não tenho dúvida que bons frutos irão sair. Esta Casa irá trabalhar para que os indicativos tirados sejam efetivados”, comprometeu.

A agenda parlamentar do presidente no final de semana também foi abordada. Ao falar referente à reinauguração do Canta Galo, refletiu sobre as obras realizadas no município. Sua análise é que poderiam estar sendo executadas novas obras, porém, devido estado de abandono na gestão passada, muitos locais têm que ser revitalizados. Exemplificou a Praça do Cristo Redentor, a Cidade da Criança e o próprio Cantagalo e declarou que a cidade ainda está em “processo de reconstrução”.

“Foram locais que foram abandonados e depredados pelo tempo, por vândalos e pelo não interesse público de manter esses espaços funcionando. Mas, eu quero saudar, acima de tudo, o espírito empreendedor, o espírito público do prefeito Bi Garcia de fazer, de realizar, de fazer grandes eventos e de fazer grandes obras no nosso município”, exaltou.

O parlamentar ainda tratou sobre a Assembleia da Associação de Pecuaristas, a qual tinha assumido interinamente como presidente, desde o dia 30 de março. Durante e Assembleia, por soberania, ficou decidida a eleição direta e ele foi aclamado Presidente. Assim, elegeu os membros para Mesa Diretora e tratou sobre programação para classe.

“Temos um grande desafio, nesses dois anos, que é de unir a classe, acima de tudo, e trabalhar as políticas públicas que vêm em de benefício a essa classe que tanto gera emprego na nossa cidade. A pecuária ainda é um grande indutor da economia do nosso município e precisamos fortalecer e trabalhar para que isso venha à tona”, finalizou.