Parintins celebra marco coletivo com inauguração do inovador Escritório Social no município

por Raíssa Costa — publicado 20/07/2023 11h21, última modificação 20/07/2023 11h21 Texto: Departamento de Comunicação e Imprensa / Foto: Júnior Preto

Para oferecer serviços especializados a partir do acolhimento de pessoas egressas e familiares, o município de Parintins ganhou Escritório Social nesta quarta-feira, 19 de julho. Os vereadores Naldo Lima (SD) e Telo Pinto (PSDB) participaram da cerimônia de inauguração representando o Poder Legislativo.

A solenidade também contou com a presença do prefeito em exercício, Alex Garcia (PSD); do Juiz Anderson Luiz Franco de Oliveira; da Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), Zeila Cardoso; do Secretário Municipal de Obras, Albano Albuquerque; bem como de juízes, promotores e assistentes sociais.

A implantação do Escritório Social no município partiu de solicitação feita pelo Poder Legislativo Parintinense, por meio da Indicação nº 129/2023, de Alex Garcia, enquanto vereador e presidente da Câmara. A finalidade do espaço é promover acolhimento e atenção jurídica, psicossocial e pessoal aos egressos do sistema penitenciário.

O vereador Naldo Lima destacou que Parintins ganha mais uma ferramenta para o atendimento no setor social. “Atualmente, existem somente 48 unidades pactuadas em 22 estados brasileiros, e agora temos essa conquista na nossa amada Parintins. E isso é motivo de grande alegria para todos nós parintinenses”, frisou Naldo.

O vereador Telo Pinto evidenciou a importância da parceria entre os poderes públicos locais e afirmou que o Escritório Social vai contribuir significativamente com a ressocialização; prevenção da criminalidade; além de promover estratégias de aprendizagem profissional e empregabilidade.

O prefeito em exercício Alex Garcia, autor da implantação do Escritório Social, enfatizou em seu discurso que esse projeto pioneiro irá auxiliar egressos penitenciários e suas famílias.

“Agradeço ao prefeito Frank Bi Garcia, à secretária Zeila Cardoso, o secretário Albano Albuquerque e a todos os juízes, promotores e assistentes sociais presentes que, tanto diretamente quanto indiretamente, tornaram possível essa conquista em prol da reinserção social. Um agradecimento especial aos vereadores que aprovaram por unanimidade a solicitação, mostrando seu compromisso com nossos cidadãos. Foram mais de 250 mil reais investidos na justiça e reintegração de nossos cidadãos”, comemorou Alex Garcia.